sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A MULTIMODALIDADE E SUA LOGÍSTICA NO BRASIL: Os Cinco modais de transportes mais utilizados no Brasil










1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará o conhecimento dos cinco modais de transporte utilizados no Brasil, como o objetivo de possibilitar uma facilidade no conhecimento dos modais e na possível escolha de um ou mais modais para fazer uma operação logística, afinal esse setor de logística dentro das organizações está cada vez mais demandado por atividades operacionais mais eficientes de resultados mais eficazes e enxutos, e de custos mais competitivos para a obtenção da vantagem competitiva das organizações a longo prazo.
Com o decorrer do trabalho serão expostos os tipos de modais e abordados algumas vantagens e desvantagens decorrentes desses modais, obtendo assim, o conhecimento competitivo dos mesmos e atribuindo alguns requisitos do processo de transporte.  Vale também ressaltar em especifico o modal mais utilizado no Brasil, e é trazido ao trabalho um estudo de caso que trata de problemáticas e soluções atribuídas em especifico a esse  modal.

2. OS CINCO MODAIS DE TRANSPORTE

 2.1. RODOVIÁRIO

       O modal rodoviário é o mais utilizado, a distribuição é feita por meio de caminhões e carretas, atualmente 76% da distribuição de produtos e insumos são feitos pelas estradas brasileiras, esse modal de transporte é rápido e possui uma rota mais flexível, é aconselhável para um transporte de curta, medias e até longas distância de produtos acabados ou semiacabados, podemos transportar até produtos de alto valor agregado como eletros e perecíveis como grãos, laticínios e carnes.
Existem diferentes tipos de caminhões que variam de acordo com a quantidade e o peso dos produtos:



 
Características
Comprimento máximo
Capacidade
Peso bruto máximo
Veiculo Urbano de cargas (VUC)
Apropriado para áreas urbanas
6,3 metros
3 toneladas
   
    ________
    
Troco ou caminhão semi-pesado
Possui apenas 1 eixo
14 metros
6 toneladas
16 toneladas
Truck ou caminhão pesado
Eixo Duplo
14 metros
10 a 14 toneladas
23 toneladas
Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado
Eixo simples (apenas 2 rodas de atração )
Depende do semi-reboque
Depende do semi-reboque
Depende do semi-reboque
Cavalo mecânico
Truco ou LS
Eixo duplo
Depende do semi-reboque
Depende do semi-reboque
Depende do semi-reboque
Carreta de 2 eixos
     ________
    
18,15 metros
    ________
    
33 toneladas
Carreta de 3 eixos
Cavalo mecânico simples mais semi-reboque de 3 eixos
18,15 metros

    ________
     
41,5 toneladas
Carreta cavalo trucado
Cavalo trucado com semi-reboque de três eixos
18,15 metros

   ________
     
45 toneladas
Bitrem ou treminhão
Composição de veículos com total de 9 eixos
   
     ________
    
    ________
    
57 toneladas


As principais vantagens e desvantagens do modal de transporte rodoviário.
Vantagens do modal rodoviário:
                   Acessibilidade, pois conseguem chegar em quase todos os lugares do território nacional;
                   Facilidade para contratar e organizar o transporte;
                   Flexibilidade em organizar as rotas;
                   Pouca burocracia quanto à documentação necessária para o transporte;
                   Maior investimento do governo na infraestrutura das rodovias se comparada aos outros modais.
Desvantagens do modal rodoviário:
                   Alto custo de frete, por causa do impacto direto que pedágios e alto valor do combustível geram;
                   Baixa capacidade de carga;
                   Menor distância alcançada com relação ao tempo utilizado para o transporte;
                   Maiores chances das cargas serem extraviadas, por causa de roubos e acidentes.

2.2. FERROVIÁRIO
     O modal ferroviário é uma opção de transporte mais adequado para cargas grandes com um alto volume, esse modal e indicado para longas distâncias que possuam destinos fixos. O modal possui baixo custo se for comparado com outros modais de transporte em grande escala e peso. É ideal para transportar commodities em alta qualidade, como por exemplo: minério de ferro, produtos siderúrgicos, derivados de petróleo, fertilizantes, mercadorias agrícolas, entre outros.

Veículos Ferroviários (vagões)
                   Fechado: Principal característica a proteção de sua carga contra quaisquer condições climatéricas extremas.
                   Gôndola: É o tipo de vagão que transporta produtos que não necessitam de proteção contra as intempéries. É o mais comum no Brasil por ser o tipo mais comum no transporte de minérios
                   Hopper: Caracterizam pelo seu sistema de descarga. Sua estrutura é um grande funil na qual existem aberturas inferiores para a realização da descarga.
                   Plataforma ou Prancha: Tipo mais flexível em termos de flexibilidade operacional, já que podem transportar todo tipo de carga. A carga e a descarga podem ser realizadas tanto pela parte superior quanto pela lateral e alguns podem ter complementos na lateral e cabeceiras. As principais cargas transportadas são bobinas de aço, aços longos e contêineres.
                   Tanque: “São específicos para os granéis líquidos de todos os tipos, sejam eles corrosivos ou não, inclusive com alternativa para produtos pulverulentos.” É formado por uma estrutura cilíndrica apoiada sobre estrados metálicos ou não, sendo a própria estrutura cilíndrica a estrutura do vagão. Principais produtos transportados: combustíveis líquidos e produtos químicos, tanto líquidos quanto gasosos.
                   Gaiola: São para o transporte de animais vivos, já que por ter frestas em suas laterais permitem a passagem de oxigênio que abastece os animais. A carga e a descarga devem ser feitos pela lateral. As principais cargas transportadas são gado (bovino e equino), frango e cabras.
                   Frigorífero: É usado para conservar, e congelar diversos produtos.

As principais vantagens e desvantagens do modal de transporte ferroviário
Vantagens do transporte ferroviário:
                   Baixo custo, porque tem baixa incidência de taxas e utiliza combustíveis mais baratos;
                   Grande capacidade de carga;
                   Menor risco de acidentes e maior segurança no transporte da carga;
Desvantagens transporte ferroviário:
                   Rotas fixas e inflexíveis;
                   Pode depender de outros modais de transporte para fazer com que as cargas cheguem efetivamente aos seus destinos finais;
                   Falta de investimento governamental em ferrovias;
                   Necessita de maiores transbordos.
2.3. AÉREO


       O modal aéreo tem como sua principal característica a agilidade e a facilidade em percorrer longas distâncias, seja no território nacional ou internacional. Esse modal é uma ótima opção quando os fatores de tempo de entrega e segurança são requisitos de uma determinada empresa, apesar de ter limitação no volume de cargas, tamanho e peso, é ideal para produtos eletrônicos, frágeis ou com curto prazo de validade.

As aeronaves subdividem-se em:

                    All Cargo ou Full Cargo: Exclusivo para transporte de carga, pois apresenta uma capacidade maior de transporte de mercadorias, utilizando o deck superior e inferior.
                    Combi: Transporte misto. Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, podendo ser tanto no andar inferior quanto no superior.
                    Full Pax: Avião de passageiros. O deck superior é utilizado exclusivamente para transporte de passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espaço é preenchido com carga.

As principais vantagens e desvantagens do modal de transporte aéreo.
Vantagens do modal aéreo
                   Percorre longas distâncias independentemente dos acidentes geográficos que a rota possa ter;
                   Trânsito livre e exclusivo;
                   Aeroportos próximos ou em centros urbanos;
                   Modal com o menor tempo de entrega da carga;
                   Menor custo com embalagens, pois a carga é menos manuseada durante seu trânsito.
Desvantagens do modal aéreo:
                   Limitação na quantidade de carga transportada;
                   Custo mais elevado do que os demais modais de transporte citados;
                   Necessita de terminais de acesso;
                   Pode depender de outro modal
2.4. AQUAVIÁRIO

Modal de transporte indicado para transportar produtos com o baixo valor agregado, apesar de ser capaz de transportar produtos de diversas espécies e em todos os estados: liquido, sólido e gasoso. Desde que estejam bem armazenados e com containers adaptados. Capaz de transportar em bastante quantidade, como o modal ferroviário. Assim como o modal aéreo pode transportar por longas distâncias, no entanto sua rapidez não é um diferencial, por ser um modal que utiliza vias aquáticas não disputa espaço com outros modais, porém tem alto custo no seguro das mercadorias.

Tipos de navios para o transporte de mercadorias

                   Navios porta contentores: Estes navios são utilizados para o transporte de mercadorias em contentores, como o seu nome indica. No transporte internacional este tipo de navios é utilizado para transportar carga seca. 
                   Navios graneleiros: Foram concebidos para carregar e descarregar a mercadoria por meio de guindastes. São adequados para transportar minerais, cargas sólidas, grão, etc. O seu convés apresenta uma forma retangular destinada à carga e descarga de mercadorias.
                   Navios frigoríficos: Estes navios foram destinados ao transporte de mercadorias e alimentos perecíveis.
                   Navios tanque ou petroleiros: Estas embarcações foram concebidas para transportar líquidos, crude, produtos químicos e gases liquefeitos.
                   Navios Ro-Ro: Navios que transportam mercadorias que têm rodas que são carregadas e descarregadas com veículos tratores.
  •  Navios de cabotagem: Foram concebidos para a navegação em águas com pouca profundidade e podem navegar pela costa sem chegar a encalhar Este tipo de navios é também conhecido como navio costeiro. 

                   Ferry: São navios destinados ao transporte de pessoas individuais em cidades costeiras ou para pequenas travessias. 
                   Barcaças: São utilizadas para transportar mercadorias por águas pouco profundas e por rios.
Os tipos de navios existentes podem variar em função da mercadoria que devam transportar.

As principais vantagens e desvantagens do modal de transporte aquaviário.

Vantagens do modal aquaviário
                   Capacidade de transportar grandes quantidades;
                   Percorre longas distâncias;
                   Baixo risco de avarias nas mercadorias;
                   Baixo custo de frete;
Desvantagens do modal aquaviário:
                   Tempo de trânsito longo;
                   Burocracia na documentação de desembaraço da mercadoria;
                   Necessita de terminais especializados para embarque e desembarque;
                   Alto custo no seguro de cargas;
                   Baixo investimento do governo em portos e fiscalização para liberação das mercadorias;

2.5. DUTOVIÁRIO

      É possibilitado por meio da implantação de dutos e tubos subterrâneo, submarino ou aparente. É um modal que permite o transporte a longas distancias e em grandes quantidades. Apesar de ter um alto custo de implantação e um percurso flexível, tem um baixo custo operacional, esse tipo de modal é recomendado para fluidos líquidos, gases e sólidos granulares.

Tipos de dutos

                    Subterrâneos: Dutos não visíveis, de modo que estão localizados abaixo da terra.
                    Aparentes: Dutos visíveis, encontrados geralmente nas estações de abastecimento.
                    Aéreos: Dutos construídos suspensos no ar nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio ou um vale.
                    Submarinos: Dutos submersos no fundo do mar, geralmente utilizados para o transporte de petróleo nas plataformas marítimas.

Classificação

                    Gasodutos: Transporte de gases, por exemplo, gás natural e dióxido de carbono.
                    Oleodutos: Transporte de substâncias derivadas e não derivadas do petróleo, por exemplo: combustível, gasolina, álcool, dentre outros.
                    Minerodutos: Transporte de minérios, por exemplo, minério de ferro, diesel, querosene, cimento e sal-gemas.
                    Carbodutos: Transporte de carvão mineral.
                    Polidutos: Transporte de variados produtos, por exemplo, água, cerveja, vinho.


As principais vantagens e desvantagens do modal dutoviário.
Vantagens do modal dutoviário:
                   Percorre longas distâncias com baixos custos operacionais;
                   Transporta grande volume de carga de forma constante;
                   Alta segurança e confiabilidade do transporte;
Desvantagens do modal dutoviário:
                   Alto custo de investimento inicial e fixo;
                   Possibilidade de acidentes ambientais em grande escala;
                   Necessidade de licença para atuação;
                   Trajeto fixo com baixa flexibilidade dos pontos de bombeamento.
3. O modal mais utilizado no Brasil

       O transporte rodoviário é aquele feito por meio de vias, como estradas, rodovias e ruas, as quais podem ser asfaltadas ou não. Esse meio de transporte tem a função de deslocar cargas, pessoas e até mesmo animais para diversos lugares.
       A consolidação de transporte rodoviário ocorreu com a intensificação da indústria automobilística, fato ocorrido nas primeiras décadas do século XX. Os veículos de transporte são considerados símbolos do capitalismo.
       Apesar de ter seu uso bastante difundido no mundo, o transporte rodoviário gera custos altos, se comparado com o transporte ferroviário e hidroviário. O alto valor do frete é decorrente do preço dos combustíveis e da manutenção que deve ser feita periodicamente. Nesse sistema de transporte, a infraestrutura necessária para seu funcionamento possui um valor elevado em sua construção e manutenção, o custo pode se elevar ainda mais quando o terreno é acidentado. Esse fator gera a necessidade das construções serem adaptadas as condições do relevo, como túneis, viadutos, entre outros. A principal indicação do transporte rodoviário é o seu uso em casos de deslocamentos curtos, pois o mesmo possibilita uma grande agilidade.
       76% da distribuição de produtos e insumos são feitos pelo modal rodoviário por meio de caminhões e carretas, o transporte rodoviário é o mais utilizado pelas empresas, seja com produtos acabados ou semiacabados.



    4. VELOCIDADE, DISPONIBILIDADE, CONFIABILIDADE, CAPACIDADE E FREQUÊNCIA.

As características operacionais de cada modal podem ser definidas como:

Velocidade: Refere-se ao tempo percorrido de movimentação em uma rota, sendo o modal aéreo o mais rápido de todos;

 Disponibilidade: Refere-se à capacidade que um modal tem de atender qualquer origem ou destino de localidades. As transportadoras rodoviárias apresentam a maior disponibilidade, já que conseguem dirigir-se diretamente para os pontos de origem e destino, caracterizando um serviço porta-a-porta;
Confiabilidade: Refere-se à variabilidade potencial das programações de entrega esperadas ou divulgadas. Os dutos, devido ao seu serviço contínuo e à possibilidade restrita de interferência pelas condições de tempo e de congestionamento, ocupam lugar de destaque neste item;
Capacidade: Refere-se à possibilidade de um modal em lidar com qualquer requisito de transporte, como tamanho e tipo de carga. O transporte realizado via marítimo ou fluvial é o mais indicado para esta tarefa;
Frequência: Está relacionada à quantidade de movimentações programadas. Novamente, os dutos lideram o item frequência devido ao seu contínuo serviço realizado entre dois pontos.

5. SISTEMA MULTIMODAL E INTERMODAL

      A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a sua entrega no destino final por modalidades diferentes.
      A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documentos de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Já na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento e emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total da carga sob sua custódia.

Intermodalidade
uso de mais de um modal
documentos de transporte independentes
responsabilidade da carga e do embarcador

Multimodalidade
uso de mais de um modal
apenas um documento de transporte
responsabilidade da carga e do operador de transporte multimodal (OTM)
     Qual o motivo para se utilizar mais de um modal? A resposta para esta pergunta é bastante simples. Basta pensarmos que a utilização de mais de um modal representa agregarmos vantagens de cada modal, que podem ser caracterizadas tanto pelo serviço, quanto pelo custo. Associado a estas possibilidades, deve-se considerar o valor agregado dos produtos a serem transportados, bem como questões de segurança. 
        Separarmos a competição entre a rodovia e ferrovia, podemos verificar que para uma determinada distância e volume transportado, a utilização de mais de um modal é a forma mais eficiente de executar a movimentação.
     Um estudo realizado pelo GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes), ligada ao Ministério dos Transportes,  chamado “Corredores Estratégicos de Desenvolvimento” de fevereiro de 1999, considerou os principais fluxos de carga no Brasil e a atual infraestrutura existente, estabelecendo com isso, um conjunto de projetos que visava à melhoria de desempenho do sistema de transportes.

6.  JUSTIFICATIVA
O estudo sobre a multimodalidade traz resultados enormes para a economia das empresas. A simulação através da utilização de dados reais permite verificar a viabilidade da utilização dos modais de transporte, e assim poder identificar o melhor a ser usado de acordo com cada material, tempo, segurança e objetivo das empresas.
Nesse estudo, buscou-se analisar a partir de prós e contras as características de cada tipo de modal, e assim auxiliar o operador logístico a escolher o tipo de transporte de carga a que será utilizado, as vantagens e desvantagens oriundas do uso da multimodalidade de transporte.
Quando se há incerteza quanto à escolha da multimodalidade esse estudo mostra grande capacidade de auxiliar o operador logístico sobre a escolha do melhor sistema a ser utilizado.
Velocidade média de transporte, risco com acidentes, capacidade de carga são uma das grandezas disponíveis para aqueles que estão em duvida sobre a viabilidade da escolha da multimodalidade.
A escolha da multimodalidade na entrega de um produto nem sempre será viável para o negócio, aconselha-se ao operador logístico primeiro saber tudo sobre o seu produto, assim poderá ter a capacidade de saber qual o melhor modal ou multimodal que será escolhido para que o produto seja entregue no destino final. Só assim poderá reduzir custos, sem correr risco de haver passíveis atrasos na entregar e assim alcançar uma boa visão da sua empresa.
      Trade-off (análise de compensação), no processo de escolha dos modais. Na logística, um trade-off implica um custo para uma determinada empresa, por exemplo; o modal rodoviário é o mais utilizado no brasil é por condições do auto preço dos impostos cobrados é o tipo da mercadoria faz com que haja um custo maior para as empresas contratantes.



7.   OBJETIVOS
7.1. Objetivo Geral
     O objetivo central é deduzir os modais de transporte e sua efetiva eficiência que possibilita a verificação de qual é a melhor opção de modal para as empresas brasileiras.

7.2. Objetivos Específicos
                   Mostra que os transportes são parte do sistema das empresas, são cinco os tipos de modais; o rodoviário, o ferroviário, o aéreo, o aquaviário e o dutoviário. Tendo essas informações e com o auxílio de um sistema as empresas tem maior facilidade na tomada de decisões de qual modal deve contratar.

                   Salientar que a logística através dos transportes contribuem de forma significativa para a diminuição de custos, tempo e até mesmo impactos ambientais.
                   Viabilizar um estudo que aponde benefícios e também desvantagens decorrentes dos modais
                    Verificar as dificuldades encontradas nos dias atuais relacionadas ao modal mais utilizado no Brasil



REFERÊNCIAS




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