1. INTRODUÇÃO
O
presente trabalho abordará o conhecimento dos cinco modais de transporte
utilizados no Brasil, como o objetivo de possibilitar uma facilidade no
conhecimento dos modais e na possível escolha de um ou mais modais para fazer
uma operação logística, afinal esse setor de logística dentro das organizações
está cada vez mais demandado por atividades operacionais mais eficientes de
resultados mais eficazes e enxutos, e de custos mais competitivos para a
obtenção da vantagem competitiva das organizações a longo prazo.
Com
o decorrer do trabalho serão expostos os tipos de modais e abordados algumas
vantagens e desvantagens decorrentes desses modais, obtendo assim, o
conhecimento competitivo dos mesmos e atribuindo alguns requisitos do processo
de transporte. Vale também ressaltar em
especifico o modal mais utilizado no Brasil, e é trazido ao trabalho um estudo
de caso que trata de problemáticas e soluções atribuídas em especifico a
esse modal.
2. OS CINCO MODAIS DE TRANSPORTE
2.1. RODOVIÁRIO
O modal rodoviário é o mais utilizado, a
distribuição é feita por meio de caminhões e carretas, atualmente 76% da
distribuição de produtos e insumos são feitos pelas estradas brasileiras, esse
modal de transporte é rápido e possui uma rota mais flexível, é aconselhável
para um transporte de curta, medias e até longas distância de produtos acabados
ou semiacabados, podemos transportar até produtos de alto valor agregado como
eletros e perecíveis como grãos, laticínios e carnes.
Existem
diferentes tipos de caminhões que variam de acordo com a quantidade e o peso
dos produtos:
Características
|
Comprimento máximo
|
Capacidade
|
Peso bruto máximo
|
|
Veiculo
Urbano de cargas (VUC)
|
Apropriado
para áreas urbanas
|
6,3
metros
|
3
toneladas
|
________
|
Troco ou caminhão semi-pesado
|
Possui apenas 1 eixo
|
14 metros
|
6 toneladas
|
16 toneladas
|
Truck ou
caminhão pesado
|
Eixo
Duplo
|
14
metros
|
10 a 14
toneladas
|
23
toneladas
|
Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado
|
Eixo simples (apenas 2 rodas de atração )
|
Depende do semi-reboque
|
Depende do semi-reboque
|
Depende do semi-reboque
|
Cavalo
mecânico
Truco ou LS |
Eixo
duplo
|
Depende
do semi-reboque
|
Depende
do semi-reboque
|
Depende
do semi-reboque
|
Carreta de 2 eixos
|
________
|
18,15 metros
|
________
|
33 toneladas
|
Carreta
de 3 eixos
|
Cavalo
mecânico simples mais semi-reboque de 3 eixos
|
18,15
metros
|
________
|
41,5
toneladas
|
Carreta cavalo trucado
|
Cavalo trucado com semi-reboque de três eixos
|
18,15 metros
|
________
|
45 toneladas
|
Bitrem
ou treminhão
|
Composição
de veículos com total de 9 eixos
|
________
|
________
|
57
toneladas
|
As principais vantagens e desvantagens do modal de
transporte rodoviário.
Vantagens
do modal rodoviário:
●
Acessibilidade,
pois conseguem chegar em quase todos os lugares do território nacional;
●
Facilidade
para contratar e organizar o transporte;
●
Flexibilidade
em organizar as rotas;
●
Pouca
burocracia quanto à documentação necessária para o transporte;
●
Maior
investimento do governo na infraestrutura das rodovias se comparada aos outros
modais.
Desvantagens
do modal rodoviário:
●
Alto
custo de frete, por causa do impacto direto que pedágios e alto valor do
combustível geram;
●
Baixa
capacidade de carga;
●
Menor
distância alcançada com relação ao tempo utilizado para o transporte;
●
Maiores
chances das cargas serem extraviadas, por causa de roubos e acidentes.
2.2. FERROVIÁRIO
O modal ferroviário é uma opção de
transporte mais adequado para cargas grandes com um alto volume, esse modal e
indicado para longas distâncias que possuam destinos fixos. O modal possui
baixo custo se for comparado com outros modais de transporte em grande escala e
peso. É ideal para transportar commodities em alta qualidade, como por exemplo:
minério de ferro, produtos siderúrgicos, derivados de petróleo, fertilizantes,
mercadorias agrícolas, entre outros.
Veículos Ferroviários (vagões)
●
Fechado: Principal característica a proteção
de sua carga contra quaisquer
condições climatéricas extremas.
●
Gôndola: É o tipo de vagão que transporta
produtos que não necessitam de proteção contra as intempéries. É o mais comum
no Brasil por ser o tipo mais comum no transporte de minérios
●
Hopper: Caracterizam pelo seu sistema de
descarga. Sua estrutura é um grande funil na qual existem aberturas inferiores
para a realização da descarga.
●
Plataforma ou Prancha: Tipo mais flexível em termos de
flexibilidade operacional, já que podem transportar todo tipo de carga. A carga
e a descarga podem ser realizadas tanto pela parte superior quanto pela lateral
e alguns podem ter complementos na lateral e cabeceiras. As principais cargas
transportadas são bobinas de aço, aços longos e contêineres.
●
Tanque: “São específicos para os granéis
líquidos de todos os tipos, sejam eles corrosivos ou não, inclusive com
alternativa para produtos pulverulentos.” É formado por uma estrutura
cilíndrica apoiada sobre estrados metálicos ou não, sendo a própria estrutura
cilíndrica a estrutura do vagão. Principais produtos transportados:
combustíveis líquidos e produtos químicos, tanto líquidos quanto gasosos.
●
Gaiola: São para o transporte de
animais vivos, já que por ter frestas em suas laterais permitem a passagem de
oxigênio que abastece os animais. A carga e a descarga devem ser feitos pela
lateral. As principais cargas transportadas são gado (bovino e equino),
frango e cabras.
●
Frigorífero: É usado para conservar, e congelar
diversos produtos.
As principais vantagens e desvantagens do modal de
transporte ferroviário
Vantagens do transporte ferroviário:
●
Baixo
custo, porque tem baixa incidência de taxas e utiliza combustíveis mais
baratos;
●
Grande
capacidade de carga;
●
Menor
risco de acidentes e maior segurança no transporte da carga;
Desvantagens transporte ferroviário:
●
Rotas
fixas e inflexíveis;
●
Pode
depender de outros modais de transporte para fazer com que as cargas cheguem
efetivamente aos seus destinos finais;
●
Falta
de investimento governamental em ferrovias;
●
Necessita
de maiores transbordos.
O modal aéreo tem como sua principal
característica a agilidade e a facilidade em percorrer longas distâncias, seja
no território nacional ou internacional. Esse modal é uma ótima opção quando os
fatores de tempo de entrega e segurança são requisitos de uma determinada
empresa, apesar de ter limitação no
volume de cargas, tamanho e peso, é ideal para produtos eletrônicos, frágeis ou
com curto prazo de validade.
As aeronaves subdividem-se em:
●
All Cargo ou Full Cargo: Exclusivo para transporte de carga, pois
apresenta uma capacidade maior de transporte de mercadorias, utilizando o deck
superior e inferior.
●
Combi: Transporte
misto. Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, podendo ser
tanto no andar inferior quanto no superior.
●
Full Pax: Avião
de passageiros. O deck superior é utilizado exclusivamente para transporte de
passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual
sobra de espaço é preenchido com carga.
As principais vantagens e desvantagens do modal de
transporte aéreo.
Vantagens do modal aéreo
●
Percorre
longas distâncias independentemente dos acidentes geográficos que a rota possa
ter;
●
Trânsito
livre e exclusivo;
●
Aeroportos
próximos ou em centros urbanos;
●
Modal
com o menor tempo de entrega da carga;
●
Menor
custo com embalagens, pois a carga é menos manuseada durante seu trânsito.
Desvantagens do modal aéreo:
●
Limitação
na quantidade de carga transportada;
●
Custo
mais elevado do que os demais modais de transporte citados;
●
Necessita
de terminais de acesso;
●
Pode
depender de outro modal
Modal de
transporte indicado para transportar produtos com o baixo valor agregado,
apesar de ser capaz de transportar produtos de diversas espécies e em todos os
estados: liquido, sólido e gasoso. Desde que estejam bem armazenados e com
containers adaptados. Capaz de transportar em bastante quantidade, como o modal
ferroviário. Assim como o modal aéreo pode transportar por longas distâncias,
no entanto sua rapidez não é um diferencial, por ser um modal que utiliza vias
aquáticas não disputa espaço com outros modais, porém tem alto custo no seguro
das mercadorias.
Tipos de navios para o transporte de mercadorias
●
Navios porta contentores: Estes navios são utilizados para o
transporte de mercadorias em contentores, como o seu nome indica. No transporte
internacional este tipo de navios é utilizado para transportar carga
seca.
●
Navios graneleiros: Foram concebidos para carregar e
descarregar a mercadoria por meio de guindastes. São adequados para transportar
minerais, cargas sólidas, grão, etc. O seu convés apresenta uma forma
retangular destinada à carga e descarga de mercadorias.
●
Navios frigoríficos: Estes navios foram destinados ao
transporte de mercadorias e alimentos perecíveis.
●
Navios tanque ou petroleiros: Estas embarcações foram concebidas
para transportar líquidos, crude, produtos químicos e gases liquefeitos.
●
Navios Ro-Ro: Navios que transportam mercadorias
que têm rodas que são carregadas e descarregadas com veículos tratores.
- Navios de cabotagem: Foram concebidos para a navegação em águas com pouca profundidade e podem navegar pela costa sem chegar a encalhar Este tipo de navios é também conhecido como navio costeiro.
●
Ferry: São navios destinados ao transporte
de pessoas individuais em cidades costeiras ou para pequenas travessias.
●
Barcaças: São utilizadas para transportar
mercadorias por águas pouco profundas e por rios.
Os tipos de navios existentes podem
variar em função da mercadoria que devam transportar.
As principais vantagens e desvantagens do modal de
transporte aquaviário.
Vantagens
do modal aquaviário
●
Capacidade de
transportar grandes quantidades;
●
Percorre longas
distâncias;
●
Baixo risco de
avarias nas mercadorias;
●
Baixo custo de
frete;
Desvantagens
do modal aquaviário:
●
Tempo de
trânsito longo;
●
Burocracia na
documentação de desembaraço da mercadoria;
●
Necessita de
terminais especializados para embarque e desembarque;
●
Baixo
investimento do governo em portos e fiscalização para liberação das
mercadorias;
2.5. DUTOVIÁRIO
É possibilitado por meio da implantação
de dutos e tubos subterrâneo, submarino ou aparente. É um modal que permite o
transporte a longas distancias e em grandes quantidades. Apesar de ter um alto
custo de implantação e um percurso flexível, tem um baixo custo operacional,
esse tipo de modal é recomendado para fluidos líquidos, gases e sólidos
granulares.
Tipos de dutos
●
Subterrâneos: Dutos não visíveis, de modo que
estão localizados abaixo da terra.
●
Aparentes: Dutos visíveis, encontrados
geralmente nas estações de abastecimento.
●
Aéreos: Dutos construídos suspensos no ar
nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio
ou um vale.
●
Submarinos: Dutos submersos no fundo do mar,
geralmente utilizados para o transporte de petróleo nas plataformas marítimas.
Classificação
●
Gasodutos: Transporte de gases, por exemplo,
gás natural e dióxido de carbono.
●
Oleodutos: Transporte de substâncias derivadas
e não derivadas do petróleo, por exemplo: combustível, gasolina, álcool, dentre
outros.
●
Minerodutos: Transporte de minérios, por
exemplo, minério de ferro, diesel, querosene, cimento e sal-gemas.
●
Carbodutos: Transporte de carvão mineral.
●
Polidutos: Transporte de variados produtos,
por exemplo, água, cerveja, vinho.
As principais vantagens e desvantagens do modal dutoviário.
Vantagens
do modal dutoviário:
●
Percorre
longas distâncias com baixos custos operacionais;
●
Transporta
grande volume de carga de forma constante;
●
Alta
segurança e confiabilidade do transporte;
Desvantagens
do modal dutoviário:
●
Alto
custo de investimento inicial e fixo;
●
Possibilidade
de acidentes ambientais em grande escala;
●
Necessidade
de licença para atuação;
●
Trajeto
fixo com baixa flexibilidade dos pontos de bombeamento.
3. O modal mais utilizado no Brasil
O transporte rodoviário é aquele feito
por meio de vias, como estradas, rodovias e ruas, as quais podem ser asfaltadas
ou não. Esse meio de transporte tem a função de deslocar cargas, pessoas e até
mesmo animais para diversos lugares.
A consolidação de transporte rodoviário
ocorreu com a intensificação da indústria automobilística, fato ocorrido nas
primeiras décadas do século XX. Os veículos de transporte são considerados
símbolos do capitalismo.
Apesar de ter seu uso bastante difundido
no mundo, o transporte rodoviário gera custos altos, se comparado com o
transporte ferroviário e hidroviário. O alto valor do frete é decorrente do
preço dos combustíveis e da manutenção que deve ser feita periodicamente. Nesse
sistema de transporte, a infraestrutura necessária para seu funcionamento
possui um valor elevado em sua construção e manutenção, o custo pode se elevar
ainda mais quando o terreno é acidentado. Esse fator gera a necessidade das
construções serem adaptadas as condições do relevo, como túneis, viadutos,
entre outros. A principal indicação do transporte rodoviário é o seu uso em
casos de deslocamentos curtos, pois o mesmo possibilita uma grande agilidade.
76%
da distribuição de produtos e insumos são feitos pelo modal rodoviário por meio
de caminhões e carretas, o transporte rodoviário é o mais utilizado pelas
empresas, seja com produtos acabados ou semiacabados.
4.
VELOCIDADE, DISPONIBILIDADE, CONFIABILIDADE, CAPACIDADE E FREQUÊNCIA.
As
características operacionais de cada modal podem ser definidas como:
• Velocidade: Refere-se ao tempo
percorrido de movimentação em uma rota, sendo o modal aéreo o mais rápido de
todos;
• Disponibilidade: Refere-se à capacidade que um modal tem de atender qualquer origem ou destino de localidades. As transportadoras rodoviárias apresentam a maior disponibilidade, já que conseguem dirigir-se diretamente para os pontos de origem e destino, caracterizando um serviço porta-a-porta;
• Confiabilidade: Refere-se à
variabilidade potencial das programações de entrega esperadas ou divulgadas. Os
dutos, devido ao seu serviço contínuo e à possibilidade restrita de
interferência pelas condições de tempo e de congestionamento, ocupam lugar de
destaque neste item;
• Capacidade: Refere-se à possibilidade
de um modal em lidar com qualquer requisito de transporte, como tamanho e tipo
de carga. O transporte realizado via marítimo ou fluvial é o mais indicado para
esta tarefa;
• Frequência: Está relacionada à
quantidade de movimentações programadas. Novamente, os dutos lideram o item
frequência devido ao seu contínuo serviço realizado entre dois pontos.
5. SISTEMA MULTIMODAL E INTERMODAL
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a sua entrega no destino final por modalidades diferentes.
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a sua entrega no destino final por modalidades diferentes.
A intermodalidade caracteriza-se pela
emissão individual de documentos de transporte para cada modal, bem como pela
divisão de responsabilidade entre os transportadores. Já na multimodalidade, ao
contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o
trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este
documento e emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total
da carga sob sua custódia.
Intermodalidade
• uso de
mais de um modal
•
documentos de transporte independentes
•
responsabilidade da carga e do embarcador
Multimodalidade
• uso de
mais de um modal
• apenas
um documento de transporte
•
responsabilidade da carga e do operador de transporte multimodal (OTM)
Qual o
motivo para se utilizar mais de um modal? A resposta para esta pergunta é
bastante simples. Basta pensarmos que a utilização de mais de um modal
representa agregarmos vantagens de cada modal, que podem ser caracterizadas
tanto pelo serviço, quanto pelo custo. Associado a estas possibilidades,
deve-se considerar o valor agregado dos produtos a serem transportados, bem
como questões de segurança.
Separarmos a competição entre a rodovia e ferrovia, podemos verificar
que para uma determinada distância e volume transportado, a utilização de mais
de um modal é a forma mais eficiente de executar a movimentação.
Um estudo
realizado pelo GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes),
ligada ao Ministério dos Transportes, chamado “Corredores Estratégicos de
Desenvolvimento” de fevereiro de 1999, considerou os principais fluxos de carga
no Brasil e a atual infraestrutura existente, estabelecendo com isso, um
conjunto de projetos que visava à melhoria de desempenho do sistema de transportes.
6.
JUSTIFICATIVA
O
estudo sobre a multimodalidade traz resultados enormes para a economia das
empresas. A simulação através da utilização de dados reais permite verificar a
viabilidade da utilização dos modais de transporte, e assim poder identificar o
melhor a ser usado de acordo com cada material, tempo, segurança e objetivo das
empresas.
Nesse
estudo, buscou-se analisar a partir de prós e contras as características de
cada tipo de modal, e assim auxiliar o operador logístico a escolher o tipo de
transporte de carga a que será utilizado, as vantagens e desvantagens oriundas
do uso da multimodalidade de transporte.
Quando
se há incerteza quanto à escolha da multimodalidade esse estudo mostra grande
capacidade de auxiliar o operador logístico sobre a escolha do melhor sistema a
ser utilizado.
Velocidade
média de transporte, risco com acidentes, capacidade de carga são uma das
grandezas disponíveis para aqueles que estão em duvida sobre a viabilidade da
escolha da multimodalidade.
A
escolha da multimodalidade na entrega de um produto nem sempre será viável para
o negócio, aconselha-se ao operador logístico primeiro saber tudo sobre o seu
produto, assim poderá ter a capacidade de saber qual o melhor modal ou
multimodal que será escolhido para que o produto seja entregue no destino
final. Só assim poderá reduzir custos, sem correr risco de haver passíveis
atrasos na entregar e assim alcançar uma boa visão da sua empresa.
Trade-off (análise de compensação), no
processo de escolha dos modais. Na logística, um trade-off implica um custo
para uma determinada empresa, por exemplo; o modal rodoviário é o mais
utilizado no brasil é por condições do auto preço dos impostos cobrados é o
tipo da mercadoria faz com que haja um custo maior para as empresas
contratantes.
7.
OBJETIVOS
7.1. Objetivo Geral
O objetivo central é deduzir os modais de
transporte e sua efetiva eficiência que possibilita a verificação de qual é a
melhor opção de modal para as empresas brasileiras.
7.2. Objetivos Específicos
●
Mostra
que os transportes são parte do sistema das empresas, são cinco os tipos de
modais; o rodoviário, o ferroviário, o aéreo, o aquaviário e o dutoviário.
Tendo essas informações e com o auxílio de um sistema as empresas tem maior
facilidade na tomada de decisões de qual modal deve contratar.
●
Salientar
que a logística através dos transportes contribuem de forma significativa para
a diminuição de custos, tempo e até mesmo impactos ambientais.
●
Viabilizar
um estudo que aponde benefícios e também desvantagens decorrentes dos modais
●
Verificar as dificuldades encontradas nos dias
atuais relacionadas ao modal mais utilizado no Brasil
REFERÊNCIAS
●
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2008/10/28/rodovia-dos-bandeirantes-completa-30-anos/
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