ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAXIMIANO ACCIOLY CAMPOS
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Transporte e Entrega de Produtos e
Serviços: Problemas e Soluções.
Resumo
Com o avanço da Globalização, da cultura da informação em tempo real e do aprimoramento da Logística junto com a tecnologia, a logística de transporte sofreu e sofre aperfeiçoamento a todo instante. Dada sua importância no mercado competitivo, valorização das organizações e também por representar uma grande parcela do custo de uma empresa. Portanto existe a necessidade de constante solução dos problemas, otimização dos custos, entregas rápidas, rastreamento dos produtos, que cercam essa importante área da Cadeia Logística. Em todo processo de trânsito das mercadorias, há a necessidade de rastreio por parte do cliente, a partir deste ponto, surge a importância da Telemetria Veicular associada à empresa e ao cliente, como forma de comunicação para evitar problemas na entrega.
Palavras chave: Transporte. Produto. Entrega. Problemas. Telemetria
Abstract
With the advancement of globalization, the culture of information in real time and the improvement of logistics along with technology, transport logistics has suffered and is constantly being improved. Given its importance in the competitive market, appreciation of organizations and also for representing a large portion of the cost of a company. Therefore, there is a need for constant problem solving, cost optimization, fast deliveries, product tracking, which surround this important area of the Logistics Chain. In every process of transit of goods, there is a need for tracking by the customer, from this point on, the importance of Vehicle Telemetry associated with the company and the customer arises, as a form of communication to avoid delivery problems.
Keywords: Transport. Product. Delivery. Problems. Telemetry
1.
PROBLEMATIZAÇÃO
De acordo com Rondinelli (2020),
as vendas online aumentaram 70%
nas vendas em comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa da
Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo. Os números são positivos, mas, na
mesma proporção, também aumentaram as reclamações de atrasos ou até mesmo a
respeito da não entrega dos produtos. Esse status, aliás, tem se tornado cada
vez mais comum, tanto que o Procon-SP registrou aumento de 285% entre janeiro e
outubro do ano passado nos problemas de postagens. Entre essas duas reclamações
mais frequentes, ainda temos as questões de reentrega, desvios da rota,
estorno, pedido trocado ou avariado. Diante disso fica evidente a necessidade
de melhoria aos sistemas que integram a gestão de distribuição e toda a cadeia.
2.
OBJETIVO GERAL
2.1 Objetivos específicos
- Abordar os conceitos de Logística, Logística Reversa e seus Custos Logísticos;
- Tratar sobre o modal rodoviário e os principais problemas nele que são os causadores da Logística Reversa.
- Mapear as principais dificuldades para a conclusão dos processos de entrega.
- Demonstrar como o uso da telemetria de rastreamento em tempo real pode contribuir para a redução dos custos com Logística Reversa.
3.
INTRODUÇÃO
“A sedentarização também influenciou
nessa fixação dos grupos em um único lugar. A prática da agricultura
possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de
argila para armazenar essa produção”.(HIGA, 2020).
Casas construídas no
período Neolítico após desenvolvimento da agricultura. Fonte: História Gondi. |
4.
REFERENCIAL TEÓRICO
Buscando na história da
humanidade, sabemos que desde os seus primórdios já se utilizava dois pilares
da Logística, a Armazenagem e o Transporte. Desde o Período Paleolítico,
seguido da Idade Média, em que as sociedades se deslocavam por inúmeras
distâncias em busca de alimentos, especiarias e outros produtos, mesmo com um
sistema de movimentação nada sofisticado, o Feudalismo e assim por diante, até
os dias de hoje.
“Devido à inexistência de sistemas desenvolvidos de transporte e armazenamento, o movimento das mercadorias limitava-se àquilo que a pessoa conseguia fazer por suas próprias forças, e os bens perecíveis só podiam permanecer guardados por prazos muito curtos. Todo esse limitado sistema de transporte-armazenamento normalmente obrigava as pessoas a viver perto das fontes de produção e as limitava ao consumo de uma escassa gama de mercadorias.” (BALLOU, 2006).
Dada a importância dos sistemas de transporte,
armazenagem e distribuição para as antigas civilizações e o aperfeiçoamento dos
mesmos, a necessidade crescente ao longo do tempo fez com que esses sistemas
passassem por diversas mudanças. Com as mudanças, surgiram também os problemas:
necessidade de produto no estoque, atraso nas entregas, falta de comunicação,
produtos errados.
5.
CONCEITO
DE LOGÍSTICA
De forma simplificada, a logística tem como finalidade
atender as exigências dos clientes ao menor custo possível, administrando o
fluxo de materiais e informações em cada atividade que compõe o sistema
logístico, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
“Logística
é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo
e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados,
cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de
atender aos requisitos do consumidor”. (NOVAES, 2007, p. 36).
Para Ballou (2007), a logística inclui todas as
atividades importantes para a disponibilização de bens e serviços aos
consumidores quando e onde estes quiserem adquiri-los. E essas atividades
incluem planejamento, transporte, armazenagem, entrega e etc.
A missão principal da logística é dispor o
produto/serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições
desejadas.
5.1. Atividades primárias da logística
Logística de Transporte, é indispensável e umas das atividades primárias, conta com veículos que agem por terra, água e ar. Tem como fundamento básico a precisão na entrega, encontrar o melhor custo benefício do tempo com o preço, melhor aproveitamento de carga e planejamento na aplicação do uso dos modais de transporte. Trata-se do movimento de bens de um ponto a outro e ainda, representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das empresas. Conforme estudo, o custo de transporte, geralmente, representa algo em torno de 1 a 2% do faturamento da empresa, porém ele pode chegar a até 7%, de acordo com o tipo de produto transportado e outras peculiaridades da operação logística (SANTOS, 2020).
A Manutenção de Informações, é outra função importante na logística e por este motivo, todas as informações que circundam o processo logístico devem ser trocadas de maneira segura e rápida. Esta área conta com tecnologias no seu meio, como: redes de computadores, banco de dados, código de barras, etiquetas inteligentes, Eletronic Data Interchange (EDI, que refere-se a um formato eletrônico que substitui documentos com base em papel, como ordens de compra ou faturas.) e digitalizando imagens. Ao possuir uma boa operação logística de administração de dados, mencionamos: ganho de tempo no manuseio dos dados, maior confiabilidade neste trabalho, agilidade e disponibilidade na aquisição dos dados.
Descrição: Ciclo de Pedido Fonte: O Autor |
5.2. Atividades secundárias da logística
Armazenagem é a guarda temporária de produtos estocados
para posterior distribuição (Franklin, 2003). Na logística de armazenagem,
estão presentes atividades do armazém relativas a estocagem, proteção do
estoque e racionalização do espaço durante o tempo necessário. Ela também
representa custos para a empresa, sejam eles custos indiretos ou fixos: o
espaço físico para a armazenagem seja alugado, equipamentos para a movimentação
do estoque, pessoal e manutenção. Afirma Ballou (1993), que a armazenagem e
estocagem de mercadorias constituem funções essenciais do sistema logístico e
que seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas de uma
empresa.
Responsável pelo armazenamento, transporte e ter informações importantes sobre o produto, a Embalagem, garante integridade física dos bens que nelas são transportados, protegem no processo de empilhamento até a entrega ao consumidor. No que se relaciona a valores, quando se investe em embalagens adequadas para os produtos, você acaba por reduzir em custo indiretos e aumentando os lucros. Segundo Silva e Leite (2010), o custo de uma embalagem pode aumentar ou reduzir o porcentual de perdas de produtos na movimentação e armazenamento. Já no setor do Marketing, a embalagem primária tende ser voltada para a prospecção do consumidor, ter um apelo visual e estar bem posicionada nas prateleiras dos varejistas.
Quanto à classificação, é feita de acordo com a necessidade e função:
- Primária: é a embalagem que está em contato direto com o produto. Exemplo: recipientes de vidro, caixa de leite, lata de leite condensado.
- Secundária: a função é proteger a embalagem primária. Exemplo: a caixa de remédio que contém as cartelas.
- Terciária: são as caixas que envolvem a embalagem secundária. Exemplo: caixa de papelão, madeira, plásticos.
I.
Embalagem para o consumidor: tem ênfase no Marketing.
II.
Embalagem industrial: com ênfase na Logística.
III.
Embalagem de quinto nível: confinada ou para envios a
longas distâncias.
A área de Manuseio de Materiais diz respeito ao
recebimento/movimentação dos produtos no armazém até a expedição. Essa
atividade é de grande importância pois geralmente a produção não se situa no
mesmo lugar onde será consumida, o processo de transporte e armazenagem é
decisivo para aproximar os produtos de seus consumidores, para esse fluxo
requer o manuseio de materiais (ARNOLD, 1999).
A Programação do Produto, envolve etapas presentes
na cadeia de distribuição da mercadoria,
fluxo de saída e análise das necessidades.
Responsável
pela aquisição da movimentação de recebimento de materiais e disponibilidade
dele em estoque, a Obtenção é para Ballou (1993) a atividade responsável por
deixar o produto disponível para o sistema logístico, portanto, trata da
seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da
programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado.
5.3. Classificação dos modais de transporte
São
classificados de duas maneiras: de acordo com o meio físico e quanto a forma.
De acordo
com o meio físico:
I.
Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário;
II.
Aquaviário: marítimo, fluvial e lacustre;
III.
Aéreo.
De acordo
com a forma:
I.
Unimodal: envolve apenas um modal;
II.
Intermodal: envolve mais de um modal e para cada
trecho/modal é realizado por um tipo de transporte;
III.
Multimodal: envolve mais de um modal, porém é regido
por um único contrato;
IV.
Segmentados: envolve diversos contratos para diversos
modais;Sucessivos: quando a mercadoria, para chegar ao destino final, necessita
ser transbordada para prosseguimento em veículo do mesmo modal de transporte
(regido por um único contrato).
Para
escolher o meio mais adequado ao transporte é necessário estudar todas as rotas
possíveis, estudando os modais mais vantajosos em cada percurso. A decisão
sobre qual meio de transporte utilizado deve levar em conta:
I.
a velocidade desejada para a entrega da mercadoria;
II.
a confiabilidade;
III.
a capacidade de atendimento;
IV.
a disponibilidade do serviço
V.
custo;
6.
CUSTOS
LOGÍSTICOS
O controle e gerenciamento dos
custos em uma empresa é um dos principais desafios para a própria, desta forma
se faz necessário aprender a equilibrar os custos e o nível de serviço que a
empresa oferece aos seus consumidores. Tendo em vista, que a Logística preza
sempre pelo menor custo, no menor tempo possível e sempre de qualidade, seja na
entrega de um produto ou serviço. Ballou (2006) afirma que as atividades
empresariais devem ser voltadas a proporcionar um menor custo e um melhor
serviço.
Então,
é de suma importância que o gestor esteja a par de como todos os processos
logísticos ocorrem, de como os custos são compostos e de ferramentas para um
bom gerenciamento. Faria e Costa (2005), afirmam que "entender o conceito
de custo logístico é a premissa que sustenta o processo logístico como um todo,
ajudando o gestor nas tomadas de decisões".
Segundo Almeida (2019), os custos logísticos são todos
os custos que têm relação com a logística da empresa, eles são geralmente o segundo
mais importante só ultrapassa pelo custo da mercadoria. A gestão deste custo é
feita através dos pré - cálculos, que permite determinar os padrões de custos
de produção ou mercadoria.
6.1 Custos
Logísticos no Brasil
De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (2017),
os custos logísticos correspondem a 12,3% do PIB (Produto Interno Bruto)
brasileiro - soma dos custos com armazenagem, transporte, estoque e serviços
administrativos. No âmbito das empresas, sabe-se que os gastos com logística
representam 7,6% da receita líquida, considerando custos com transporte,
estoque e armazenagem.
7.
MODAL RODOVIÁRIO NO BRASIL
Segundo uma pesquisa do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil é evidente a relevância
do setor de transporte e das dificuldades que se lhe apresentam, dadas a sua
extensão territorial, as disparidades regionais, os desafios no âmbito das
infraestruturas e ainda, os entraves nas questões tributárias e normativas.
Ainda segundo o IBGE, é fato que
o modal rodoviário é predominante em quase todo território brasileiro, menos na
Amazônia - porque devido as suas redes hidrográficas se faz necessário o uso
das vias fluviais -, sendo ele predominante suas condições deveriam ser ao
menos boas para executar todo o trajeto sem dificuldades e não influenciar
diretamente no fluxo e nos prazos. De acordo com o DNIT (Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes) 18% das rodovias estão em estado regular; 10%, ruim; e
13%, péssimo.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, há mais
de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil, cerca de 75% de todas as
mercadorias que são movimentadas pelo território brasileiro utilizam o modal
rodoviário. Além disso, com mais de 1.700.000 quilômetros de vias, sendo cerca
de 75 mil federais, é considerada a quarta maior rede de estradas do mundo.
8.
LOGÍSTICA REVERSA
Para Dias (2012), a Logística Reversa é um segmento da
logística que gerencia a recuperação dos produtos, embalagens ou qualquer outro
material que esteja ligado ao produto descartado. Desta forma, esta área é
associada a reciclagem, reutilização de materiais, descarte correto de resíduos
e remanufatura. É mais específica com relação aos aspectos voltados ao
reaproveitamento, seja reciclagem, reutilização, ou até mesmo proporcionando o
destino correto de determinados rejeitos (LEITE, 2009).
Esse conceito ganhou força no final da década de 80,
quando as empresas passaram a ter uma visão mais sensível em relação ao meio
ambiente e a forma como os produtos descartados poderiam ser reutilizados e
logo depois até a criação de ações que promoveriam a volta desses produtos por
meio dos consumidores.
A logística reversa assume o conceito, como fluxo
contrário ao produtivo que operacionaliza os retornos seja de produtos,
descartes ou rejeitos tanto do pós-venda quanto do pós-consumo. Então, o ciclo
reverso da logística pode e abrange tanto a causa ambiental, da preocupação com
o meio ambiente, quanto o retorno de produtos com defeitos que são estornados
para manutenção.
8.1 Custos logísticos da Logística Reversa
Segundo
Rogers e Tibben-Lembke, (1999, p.2) definem logística reversa como o processo
de planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos acabados e as
respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o
propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino. Esses processos podem
trazer ganhos ou perdas para a empresa, na vez que o produto possa ser
reutilizado, aumentando os
lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. Quando os
produtos retornam devido às falhas de produção, emissão do produto errado,
entre outros; Nesse processo, em alguns casos o custo do item retornado é o
dobro comparado ao custo de envio.
Segundo
Ballou (2006, pág.67), as empresas têm responsabilidade pelo produto até o seu
retorno a empresa, o produto retorna para ser reutilizado na produção ou para
uma nova venda. O fluxo de logística reversa nas empresas, não permite a
recuperação de 100% dos produtos em giro, porém quando acontece de forma
correta a empresa retorna o gasto financeiro.
9. TRANSPORTE E
ENTREGA DE PRODUTOS E SERVIÇOS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Entregar mercadorias dentro do
prazo estipulado tem sido um grande desafio para as empresas brasileiras
de transporte, considerando o déficit
das rodovias estaduais e federais, onde vivem em constante obras e reformas,
acaba atrapalhando um serviço que deveria ser rápido e inteligente.
9.1 Problemas no transporte que são causadores
da Logística Reversa
Existem vários problemas para
que uma mercadoria venha a ser entregue fora do prazo estipulado pelas
empresas. Fatores estes que desencadeiam custos fora do esperado. De acordo com
o site Patrus (2017), a logística de transporte rodoviário é um segmento de
complexidade ainda maior, sobretudo no Brasil, onde empresários e setores
enfrentam vários problemas relacionados à distribuição das mercadorias através
das rodovias.
Os principais maiores problemas que são causadores da
logística reversa são:
A Terceirização dos Serviços
Logísticos, como a maioria das empresas já reconhecem tais benefícios, elas
optam por este tipo de contratação para simplificar a rotina de tarefas, economizar
recursos e aumentar sua produtividade. No entanto, é preciso contar com bons
fornecedores logísticos, parcerias de boa qualidade, reputação do fornecedor
escolhido, adaptação dos serviços de transporte oferecidos às necessidades da
empresa contratante, prática de preços para que executem as entregas com
excelência, condições e cláusulas contratuais de prestação de serviços e nível
de produtividade.
A
Gestão de Transportes possui uma grande importância estratégica dentro da
logística no transporte. Apesar disso, muitas empresas ainda cometem erros que
acarretam prejuízos para seus clientes e para o negócio de maneira geral,
comprometendo seu desempenho no mercado,
mantendo o hábito de negligenciar o planejamento estratégico para coordenar a
atuação das transportadoras até a
ausência completa de ações de monitoramento de resultados. As
melhores transportadoras são
classificadas por atuarem com flexibilidade
e estarem sempre à disposição dos contratantes, agindo com rapidez na solução de problemas. Com um trabalho bem
executado, nessa gestão, a empresa supera os desafios da defasagem do frete.
Outro
causador de problemas é a Defasagem do Frete. O gerenciamento do frete
representa um desafio gigantesco para as empresas dos mais variados segmentos,
que precisam entregar suas encomendas de forma rápida e segura, sem comprometer
a qualidade junto aos seus clientes. Segundo a pesquisa feita pela Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e divulgada no website Fretefy
(2017), a defasagem do frete nas operações de transporte rodoviário de cargas é
de 20,89%, tratando-se de cargas fracionadas, o índice é menor e preocupante,
tendo sido observado um déficit de 7,72% nos preços praticados. Com esses
números, a cadeia logística vem sendo afetada, assim como seus índices de
produtividade, onde as empresas são obrigadas a reduzir custos para equilibrar
as perdas observadas com os valores mais abaixo da média ideal. Com isso, uma
atenção maior é dada aos processos de emissão correta de documentos legais,
contratação de seguros de cargas e medidas de segurança no transporte de
mercadorias.
Outra questão que se faz presente
é o Emprego Qualificado da Tecnologia automação dos processos logísticos e da
gestão empresarial tornou-se tendência,
sendo que algumas empresas negligenciam
o emprego qualificado da tecnologia. Elas correm o risco de não sobreviver no
futuro próximo. Constantemente vemos o surgimento de novas áreas em logística, que oferecem
demandas específicas para transportar mercadorias, entre as quais se destaca a
experiência do e-commerce e o conceito da entrega no mesmo dia (same day
delivery). A cada ano surgem novos softwares, aplicativos e demais inovações
tecnológicas com um fator de modernização e especialização. Com isso, todas as
operações ganham com produtividade e economia de recursos.
A
Entrega de Mercadorias sem avarias e no tempo correto é um grande desafio
logístico para as empresas brasileiras. Além da insegurança no transporte de
cargas, existe um outro grande problema: as más condições das estradas.
Infraestrutura precária, falta de sinalização, trajetos mal planejados, falhas
na pavimentação das rodovias, entre outros. Tudo isso causa um atraso no tempo
de entrega. Este cenário representa um problema para que as empresas possam crescer,
desde que elas se proponham a trabalhar constantemente pela melhoria dos
resultados nas ações efetivadas, desde a hora da saída da mercadoria do estoque
até chegar na mão do consumidor.
Quanto a Solução dos Problemas,
algumas empresas terceirizadas já trabalham operando com serviços de contato
direto por telefone para seus clientes em caso de dúvidas quanto ao endereço,
ponto de referência e se o mesmo está no endereço para receber suas
mercadorias. Seria uma possível solução ampliar tais serviços a todas as
empresas transportadoras de mercadorias, a fim de contatar clientes para
confirmar, além do local correto para entrega, se o mesmo está no local.
Pode-se propor também que as empresas adotem o serviço de mensagens
instantâneas (plataforma de comunicação, “Whatsapp”) como forma mais direta de
comunicação com seus clientes para que
os mesmos respondam perguntas simples, como:
I.
Você está em casa para receber a mercadoria?
1-Sim; 2-Não.
II.
Se não, podemos entregar a seu vizinho?
1-Sim; 2-Não.
III.
Podemos entrar em contato agora mesmo?
1-Sim; 2-Não.
Adotar medidas como essas ajudaria
na satisfação dos clientes com a entrega de suas mercadorias no prazo correto,
economia de combustível dos veículos, desgaste físico dos funcionários,
execução de menos tempo nas entregas, eliminação de reentrega e de Logística
Reversa.
10.
MAPEAR AS
DIFICULDADES PARA A CONCLUSÃO DOS PROCESSOS DE ENTREGA
A
Logística de Distribuição é o conjunto de atividades relacionadas à gestão das
mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de
montagem, até a entrega ao cliente que as solicitou. Nesse trajeto, ocorrem
várias ações que envolvem vendas, transporte das mercadorias e prestação de
contas.
Segundo
o Lincros (2014), as dificuldades na entrega são:
1.
Falta de produtos em estoque: Vender um produto que não está disponível no
armazém é um grande erro. Para isso, um sistema de gestão de estoques é
fundamental. Entrada e saída de mercadorias necessitam ser atualizadas
constantemente, evitando o contratempo de providenciar produtos na última hora.
2.
Divergências: mercadorias em quantidade e marca errada: Essas dificuldades nas
entregas podem estar relacionadas à falta de treinamento dos colaboradores. Se
for identificado que a conferência na hora do despacho dos produtos é a causa
da divergência. Recomendamos um treinamento mais intenso com os profissionais
responsáveis por essa etapa. Outro motivo comum nesses casos é a falta de
integração entre os sistemas, que além de gerar erros de informação, pode gerar
retrabalho.
3.
Atraso nas entregas: O tempo maior que o previsto para a entrega pode ter
relação com o processo anterior ao carregamento do veículo ou com a equipe
responsável pelo transporte.
4.
Dificuldades nas entregas devido às rotas mal traçadas: Os custos referentes a
rotas mal traçadas são inúmeros, desde gasto com combustível e manutenção até
as horas perdidas na estrada. Traçar esses caminhos da maneira mais eficiente
possível, respeitando é claro, as condições de entrega do varejista, como data
e horário.
5.
Falta de comunicação entre frota e central: Sem comunicação entre frota e
central, informações essenciais para uma gestão eficiente ficam restritas a
equipe de entregas até que ela volte à central com os resultados. Dificuldades
e problemas que surjam no caminho também precisam ser detectados. De
preferência em tempo real para que haja tempo hábil para tomada de decisão mais
assertiva.
11.
TELEMETRIA
Recorrendo ao dicionário, obtém-se o seguinte
significado para o termo
Telemetria: Arte de medir as distâncias por meio de um telêmetro. Ele na verdade é um dispositivo que transmite informações precisas e dados de veículos em tempo real. A Telemetria Veicular é um sistema integrado que coleta informações por meio digital com a finalidade de medir e rastrear veículos assim, garantindo segurança e qualidade no gerenciamento de risco.
Descrição: Exemplificação de como funciona a comunicação por telemetria
Fonte: Sitrack
De acordo com o site TOTVS (2021), a telemetria também registra e
disponibiliza essas informações ao gestor de frotas, possibilitando uma análise
que tem a capacidade de levar às melhores decisões, certeiras e assertivas. Ela
é capaz de transmitir e receber dados dos veículos em tempo real, localização,
performance, temperatura do sistema mecânico, monitoramento da conduta dos
motoristas, controle do consumo de combustível dentre outros.
11.1 O uso da telemetria de rastreamento e
como ela pode contribuir na redução dos custos com a Logística Reversa Os
primeiros estudos sobre logística reversa são encontrados nas décadas de 1970 e
1980, conforme descreve Leite (2009), tendo seu foco principal relacionado ao
retorno de bens a serem processados em reciclagem. Um dos grandes desafios da atualidade é também um dos
maiores desejos das instituições. No sistema logístico, a sustentabilidade é
uma etapa muito importante do processo. Afinal , a sustentabilidade é o
conjunto de ações que permitem a eficiência de toda a logística, mantendo o
padrão de eficiência da entrega ao mesmo tempo que garante a segurança do
motorista, o aproveitamento dos produtos e a responsabilidade ambiental.
Macohin (2001) explica que como atividade, programa e processo a logística
reversa tem interface com muitas áreas funcionais, inclusive fora da
organização. As empresas que trabalham inseridas no contexto da
sustentabilidade e da preocupação com o meio ambiente, passam a buscar por
novos negócios agregadas de um diferencial competitivo no mercado e, assim,
abrem novos horizontes. Com o uso da Telemetria o sistema consiste em recolher
as mercadorias sem uso. Nos pontos estratégicos onde o consumidor possa
descartar os itens de devolução às fábricas. Assim, a logística faria o caminho
para que esse material volte ao início do processo de produção. Entre as
grandes vantagens estão: o aproveitamento de materiais, diminuição do custo com
matéria prima, aumento de lucros na produção e, o mais importante, redução do
impacto dos resíduos no ambiente. Segundo Ferreira e Melo (2001), adquirir um sistema de
roteirização pode permitir ganhos significativos, tanto do ponto de vista
financeiro, com a redução dos custos operacionais, quanto em termos da
qualidade do serviço, permitindo maior quantidade e fidelidade de clientes.
Estes ganhos são de grande importância para a melhor integração da cadeia de
suprimentos e, consequentemente, para a obtenção de vantagens competitivas. 12.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Como
descrito ao longo deste trabalho, a logística de distribuição e entrega são
áreas a serem melhoradas, de tal forma melhorando a performance durante todo o
trajeto do produto até o cliente. A eficiência
no transporte de cargas é diretamente proporcional aos investimentos em
logística feitos pelas empresas atualmente, independente de seu segmento ou sua
presença no mercado e o que ela oferece aos seus consumidores, sendo produtos
ou serviços. A tecnologia e a inovação são conceitos que devem ser adotados
pelos gestores responsáveis por acompanhar tendências de mercado. É preciso
garantir a consolidação de rotinas de trabalho flexíveis, acolher demandas com
alterações constantes e o aumento de nível de exigência do mercado. Os gestores
devem estar bem atentos ao perfil dos consumidores, cada vez mais exigentes e
conscientes de seus direitos, onde isso se torna um grande desafio na logística
de transportes. Diante dos problemas citados anteriormente, uma das possíveis soluções seria o uso da Telemetria, automatizando o sistema de gestão de frota, integrando o acompanhamento do produto em tempo real, assegurando a segurança, além do fato do ganho com a competitividade por parte da empresa para com o mercado. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria. Custos Logísticos. Administradores.com,
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