quinta-feira, 16 de maio de 2013

Canais de Distribuição direta e indireta


Boa Noite Pessoal!!!!! 

Como vimos em aula o conceito de Distribuição está ligado a forma com a qual o produto (bem ou serviço) chega até o Cliente seja ele final ou não. 
Sob essa ótica concluimos que existem dois canais de distribuição possíveis:

O Canal de Distribuição Curta ou Direto, que é aquele onde não há a presença de intermediários, o que implica em uma vantagem para o cliente, uma vez que ele compra diretamento do produtor, sem intermediários.

O Canal de Distribuição Longo ou Indireto, é aquele onde a carga passa por intermédiários antes de chegar ao cliente final, neste caso, há uma desvantagem para o cliente pois a existencia de intermediários almenta os custos da cadeia de abastecimento desse produto, e estes custos são repassados sempre para o elo seguinte, culminando na absorsção total desses custos por parte do cliente final.

 Quem são os intermediários????


  1. Atacadistas - são os compradores para o varejista, antecipam a necessidade facilitando a tarefa de selecionar e comprar itens necessitados, o atacadista tambem se caracteriza por comprar suas mercadorias em grandes lotes, o que lhe confere maior poder de barganha, permitindo a ele vender esses produtos a menores preços, ter sempre produto para pronta entrega, financiar o varejista, terem maior variedade  e diversidade de produtos, em contrapartida, a formação de altos níveis de estoque, representa uma aceitação dos riscos inerentes a essa pratica, ou seja , se mal administrados eles podem se deteriorar, envelhecer, se tornarem obsoletos.
  2. Distribuidores - Também são compradores para o varejista, no entanto estes estão posicionados em localidades estratégicas, e normalmente mantém contratos de exclusividade com produtores, o fato de nem sempre os centros de produção serem proximos ao centro de consumo, faz do distribuidor um concorrente direto do produtor, uma vez que como este trabalha com um sistema de estoque empurrado(push) e o produtor nomalmente com sistema de produção puxado(pull), o distribuidor normalmente estão mais proximos dos clientes e com o produto para pronta entrega.
  3. Representantes -  São meros tomadores de pedidos para o produtor, trabalham com revistas, mostruários, e assumem a compra e a posse do bem, são usados normalmente quando o produtor não quer arriscar investir em mercados novos, quando se trata de um produto sazonal, ou quando o produtor quer reduzir alguns custos operacionais.
  4. Varejista - Varejista é a entidade que vende um bem ou serviço para o consumidor final, sendo assim qualquer um destes que já foram mensionados podem ser além de atacadistas, varejistas a exemplo da Rede Walmart, o Max, é um atacado, num entando ele também faz varejo. As lojas de varejo podem ser divididos em:
  • Lojas de especialidade: são lojas que vendem somente um determinado segmento de produtos.
  • Lojas de Departamento: São lojas que vendem varios segmentos de produtos diferentes.
  • Lojas de Conveniência: São lojas que se caracterizam por terem horarios prolongados de expediente, o que caracteriza também um aumento nos preços de seus produtos uma vez que os custos de funcionamento são mais elevados do que o normal.
  • Supermercados
  • Lojas de desconto: lojas que ofereçem descontos nos seus produtos com frequencia, mediante alguma justificativa anunciada.

Até a próxima...

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