Área dedicada para apresentar de forma clara os nomes, termos, siglas e expressões usadas no mundo logístico.
Gostaria de ver algum termo aqui na lista? Entre em contato conosco .
5S - Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5"S" deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de classificação; SEITON, senso de ordenação/organização; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de padronização; e SHITSUKE, senso de disciplina.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
ACURACIDADE - Grau de conformidade com o padrão.
Almoxarifado - Órgão da Administração de Materiais destinado a depósito, guarda e controle dos diversos materiais que uma organização transporta, usa ou produz, a fim de evitar os desvios, deterioração e mantê-los de forma que possibilitem pronta utilização/consumo. Local de entrada, controle e saída dos materiais utilizados por uma organização.
All cargo: avião cargueiro próprio para o transporte exclusivo de cargas.
B2B OU BUSINESS-TO-BUSINESS - Refere-se a transações de negócios realizadas entre empresas através da internet.
B2C ou Business-to-Consumer - Refere-se à venda de produtos feita na Internet diretamente para o consumidor.
Benchmarking - Técnica que consiste em acompanhar o que as empresas líderes em seus respectivos segmentos estão utilizando processos/técnicas/métodos e adaptar o modelo para as operações da empresa, utilizando-o como referência/padrão a ser copiado. Trata-se de definir padrões internos de desempenho a partir da observação dos procedimentos adotados pelas empresas de classe mundial. É um processo de medição e comparação sistemática dos processos dos negócios de uma empresa com os líderes naqueles processos em qualquer parte do mundo, para obter informações que ajudarão a empresa a implementar ações para melhorar seu desempenho.
BULK CARRIER: Navio graneleiro.
Bulk container: Container para carga de granéis sólidos.
BRAINSTORMING (TEMPESTADE DE IDÉIAS) - Técnica de reunião em que os participantes expõem livremente suas idéias, sem censura, em busca de solução criativa para um determinado assunto ou problema, uma campanha publicitária, etc., com alguém estimulando a todos e anotando tudo falado
Break-Bulk- Expressão utilizada no transporte marítimo, que significa o transporte de carga geral, solta ou fracionadas, não conteinerizada e sem homogeneidade.
Calado - Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é a distância da lâmina d'água até a quilha do navio.
Cross Docking- É uma operação de rápida movimentação de produtos acabados para expedição, entre fornecedores e clientes. Chegou e já sai (transbordo sem estocagem).
Cubagem - Volume cúbico disponível para estocar ou transportar. Calcula-se o metro cúbico multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura.
Curva ABC- Demonstração gráfica com eixos de valores e quantidades, que considera os materiais divididos em três grandes grupos, de acordo com seus valores de preço/custo e quantidades, onde materiais classe "A" representam a minoria da quantidade total e a maioria do valor total, classe "C" a maioria da quantidade total e a minoria do valor total e "B" valores e quantidades intermediários.
Draw-back - Envolve a importação de componentes, sem pagamento de impostos (IPI, ICMS, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e Imposto sobre Prestações de Serviços de Transporte Estadual), vinculada a um compromisso de exportação.
EADI - Estação Aduaneira Interior.
EPI - Equipamento de Proteção Individual.
ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negócio. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Estoque de Segurança ou Safety Stock - Quantidade mantida em estoque para suprir nas ocasiões em que a demanda é maior do que a esperada e/ou quando a oferta para repor estoque ou de matéria-prima para fabricá-la é menor do que a esperada e/ou quando o tempo de ressuprimento é maior que o esperado e/ou quando houver erros de controle de estoque que levam o sistema de controle a indicar mais material do que a existência efetiva.
Estoque em trânsito- Refere-se ao tempo no qual as mercadorias permanecem nos veículos de transporte durante sua entrega.
Estoque Inativo- Refere-se a itens que estão obsoletos ou que não tiveram saída nos últimos tempos. Este tempo pode variar, conforme determinação do próprio administrador do estoque.
Estoque Máximo - Refere-se a quantidade determinada previamente para que ocorra o acionamento da parada de novos pedidos, por motivos de espaço ou financeiro.
Estoque Médio - Refere-se a quantidade determinada previamente, que considera a metade do lote normal mais o estoque de segurança.
Estoque Mínimo- Refere-se a quantidade determinada previamente para que ocorra o acionamento da solicitação do pedido de compra. Às vezes é confundido com "Estoque de Segurança". Também denominado "Ponto de Ressuprimento".
Estoque Pulmão - Refere-se a quantidade determinada previamente e de forma estratégica, que ainda não foi processada. Pode ser de matéria-prima ou de produtos semi-acabados.
Estoque Regulador - É normalmente utilizado em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades.
Estoque Sazonal- Refere-se a quantidade determinada previamente para se antecipar a uma demanda maior que é prevista de ocorrer no futuro, fazendo com que a produção ou consumo não sejam prejudicados e tenham uma regularidade.
FEFO - First-Expire, First-Out ou Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai. Serve para gerenciar a arrumação e expedição das mercadorias do estoque de acordo com o prazo de validade.
FIFO - First-In, First-Out ou Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS).
FIO - Free In and Out ou isento de taxas no embarque, estiva e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador.
FOB - Free On Board ou Preço sem Frete Incluso (posto a bordo). Denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. Tem algumas variações de FOB. Pode ser FOB Fábrica, quando o material tem que ser retirado e FOB Cidade, quando o fornecedor coloca o material em uma transportadora escolhida pelo cliente.
ISO - International Standards Organization. Esta organização estabeleceu normas e padrões técnicos seguidos internacionalmente.
Just-in-Time ou JIT - É atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques.
Kaizen- Palavra japonesa que significa processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.
Kanban- técnica japonesa com cartões, que proporciona uma redução de estoque, otimização do fluxo de produção, redução das perdas e aumento da flexibilidade.
LAYOUT - Termo em inglês que significa desenho da distribuição física ou seja, o modo como estão organizados os equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos finalizados e mão de obra dentro da empresa. Em resumo o "Arranjo físico".
Lead Time- Tempo compreendido entre a primeira atividade até a última de um processo de várias atividades.
LOGÍSTICA (1) – A arte e a ciência para abastecer, produzir e distribuir material e
produtos no lugar adequado, nas quantidades corretas e nas datas necessárias.
LOGÍSTICA (2) - É o sistema de administrar qualquer tipo de negócio de forma integrada
e estratégica, planejando e coordenando todas as atividades, otimizando todos os
recursos disponíveis, visando o ganho global no processo no sentido operacional e
financeiro. (definição de Marcos Valle Verlangieri, diretor do Guia Log).
LOGÍSTICA (3) - É o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao
custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a produção e
produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de
origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente. (definição do
Council of Logistics Management).
Logística Reversa- Processo de movimentação
de produtos de seu típico destino final para um outro local para fins de elevar
o valor ora indisponível, ou para a adequada disposição dos produtos.
MPS - Planejamento-Mestre da Produção.
MPT ou TPM - Manutenção Produtiva Total.
MRO - Manutenção, Reparo e Operação.
MRP - Material Requirements Planning ou
Planejamento das Necessidades de Materiais.
MRP II - Manufacturing Resources
Planning ou Planejamento dos Recursos da Manufatura.
MRP III - é o MRP II em conjunto com o Kanban.
REDEX - Recinto Especial para Despacho aduaneiro de Exportação.
RFID - Significa Radio-Frequency Identification (ou Identificação por Rádio-Frequência). É uma forma de identificação automática de produtos (mas também usada em animais – rebanhos – e pessoas), através de sinais de rádio, obtendo assim informações sobre localização e outras informações. Os produtos recebem a tag (também chamado de transponder ou etiqueta RFID) e os sinais são coletados por um receptor ou antena.
Semi-reboque - é o conjunto monolítico formado pela carroceria com um eixo e rodas. É engatado no cavalo mecânico ou trator para o transporte, ou ainda passa a ser utilizado como reboque, quando é engatado em um dolly. É muito utilizado no transporte de cana de açúcar.
Supply Chain Management- Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.
WMS - Warehouse management system (ou Sistema de Gerenciamento de Armazém). Faz parte dos sistemas de informação utilizados para o gerenciamento operacional dos armazéns (locais de armazenagem). São softwares aplicados à gestão de áreas de armazenagem, no que diz respeito ao controle de entrada e saída de materiais, endereçamento, realização dos métodos de controle de estoques (PEPS, UEPS etc.), formação de cargas para expedição (picking) etc.
ZONA DE LIVRE COMÉRCIO OU ZONA FRANCA - Uma área comercial ou industrial perto de um porto de entrada, onde o comércio e importação de matéria-prima não são sujeitos às taxas e impostos alfandegários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário