quinta-feira, 30 de agosto de 2018

LOGÍSTICA LEAN: 8 Desperdícios a serem combatidos.

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No início do século XX, mais precisamente no ano de 1914, um sistema de produção ganhou extrema evidência no cenário industrial mundial, o sistema denominado Fordismo, caracterizava-se por ter aplicado com êxito os princípios da Administração Científica, de Taylor e Fayol. 

Henri Ford, conseguiu se destacar no negócio automobilismo, por ter um processo produtivo rápido e de baixo custo, de modo que conseguia atender as necessidades de seus clientes em tempo muito menor que os concorrentes, como Ford, premiava seus colaboradores por produção, um subproduto do seu processo seletivo era o desperdício, e altos índices de retrabalho.

Após a II Guerra Mundial (1939-1945), o Japão, pós guerra, tenta se reerguer em contrapartida ao exemplo Norte Americano, que adotava um sistema de produção baseado na antecipação, isto é, primeiro se produzia para em seguida vender, resolve adotar uma metodologia diferente mais adequada a realidade do país. O Fordismo embora funcionasse bem para a Ford, não poderia ser aplicado no Japão, dada a escassez de recursos naturais, pessoal qualificado e sobretudo de território para ser usado para armazenar produtos que não se sabia quando e se seriam vendidos.

Devido a essas diferenças um engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno (1912-1990), considerado o pai do Sistema Toyota de Produção, desenvolveu um método de produção baseado na ideia de que tudo deve ser feito apenas no momento certo, na quantidade certa, tal ideologia ficou conhecida como Just in Time, e que para isso ocorrer de forma eficiente, era necessário eliminar sempre que possível atividades desempenhadas pelas empresas que não agregassem valor de acordo com o cliente, pois para Ohno se o cliente não percebe valor naquela atividade que está sendo realizada, ele não está disposto a pagar por ela ou pelo custo que ela representa.

Ohno listou 7 tipos de desperdícios, na Filosofia Lean tudo aquilo que o cliente não estaria disposto a pagar ou que não agregue valor de acordo com a ótica do cliente deve ser reduzido ou eliminado.

De forma curiosa a palavra equivalente a desperdício na língua japonesa é "muda". 




Desperdícios de acordo com a filosofia lean:
  • Superprodução: podemos considerar que a superprodução é o mais grave de todos os desperdícios, pois muitos dos outros desperdícios são consequências deste, produzir além do necessário, imobiliza recursos financeiros na forma de estoques, que passarão tempo aguardando para serem vendidos, ficando expostos a incertezas da demanda, requerendo espaço e pessoal para sua manutenção
  • Estoques excessivos: aqui vale aquela máxima: estoque é dinheiro parado! além de que geram custos adicionais, uma vez que manter estoques gera necessidade de espaço, estruturas de armazenagem, equipamentos de movimentação, pessoal e ferramentas de tecnologia de informação para fazer a gestão das atividades inerentes aos estoques;
  • Tempo de Espera; qualquer perca de tempo causado por espera de materiais, por espera de um novo processo, são desperdícios que precisam ser eliminados para aumentar a produtividade dos recursos, sejam equipamentos, máquinas ou colaboradores;
  • Transporte Excessivo; Transporte desnecessário causa custos adicionais, custos esses que o cliente não tem interesse de pagar, logo devem ser eliminados, o que torna de extrema importância a racionalização da atividade de transporte, praticando rotas mais econômicas, utilizando a capacidade plena do veículo para gerar economia de escala, etc.
  • Retrabalho; caracteriza-se pela necessidade de corrigir um processo anterior, é consequência da falta de qualidade no processo produtivo ou logístico, exemplo: logística reversa causada por entrega fora do prazo acordado, ou por entrega de produto errado;
  • Movimentação Excessiva: Movimentação dentro dos centros de distribuição ou dos armazéns, são fatores importantes para a perca de produtividade das operações, cada minuto gasto com movimentação é tempo perdido para produzir novos produtos e ou separar novos pedidos, desta forma racionalizar o layout, é de fundamental importância para garantir melhor utilização do espaço disponível e reduzir a necessidade de movimentação.
  • Excesso de Processamento; Processar além do necessário é um desperdícios de tempo, recursos e energia, seja por conta do trabalhador ou das máquinas, pois não agregam valor ao produto e muito menos ao cliente;
  • Desperdício de Criatividade ou talento dos Colaboradores: este desperdício não foi apresentado por Ohno, porém trata-se do desperdício do capital intelectual dos seus colaboradores, refere-se a subutilização do fator humano.

Resultado de imagem para 7 tipos de desperdicios
Fonte: Tknika   

A cultura Lean, tem se disseminado fortemente no mundo devido a uma característica importante, os desperdícios citados estão todos dentro das possibilidades de atuação das empresas, dessa forma, podem ser resolvidos sem a dependência direta de ninguém, no entanto seu sucesso depende de uma forte cultura organizacional, uma vez instalada os benefícios a longo prazo são promissores.



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