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RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar
através de pesquisas bibliográficas e entrevistas com pessoas de diferentes
idades de que maneira as empresas que querem se sobressair dentre as
concorrentes podem fazer isso utilizando a Logística Reversa e como elas são
vistas pelos clientes quando a utilizam com um olhar estratégico e a agregam a
sua Supply Chain promovendo-se com o auxílio do Marketing. A logística reversa
possibilita que a empresa reduza seus custos com insumos de produção o que faz
com que os clientes possam comprar os produtos que tenham a mesma qualidade a
um preço reduzido, trazendo um marketing positivo para a marca da empresa. A
união da Logística reversa traz benefícios a todos os envolvidos em todo o
processo mostrando que mesmo a logísticareversa sendo uma ideia nova ela virá a
somar aos processos que trazem valor a empresa.Os resultados obtidos através
das pesquisas foram satisfatórios, pois as empresas recebem muitos benefícios
com essa utilização visto que os clientes percebem que elas são pioneiras nesse
assunto e as valorizam como empresas que tem responsabilidade socioambiental e
as tem como inovadoras.
Palavras
– Chave: Logística. Logística reversa. Marketing. Estratégia.
ABSTRACT
This study aims to
show by bibliographic research and interviews with people of different ages
which way the Companies that want to exceed among their competitors can do it
using the Reversal Logistics and how are noticed by the consumers when it is
used with a strategic view and add to their Supply chain promoting themselves assisted by the marketing. The
reversal logistics allows the companies reduction of cost with production
inputs that causes the possibility of consumers buy products with the same
quality and low price, bringing a positive marketing to the brand of the
company. The union of reversal logistics bring benefits to all parties involved
in all process showing that even the reversal logistic being a new idea it will
add to the valuable process of the company. The results obtained by the
researches were satisfactory, because the companies receive many benefits by
its use as the clients realize that they are pioneers in this subject and
valorize how the companies with socio environmental responsibility a see them
as innovative.
Key - Words:Logistics. Reverse logistic. Marketing. Strategy.
,
1 INTRODUÇÃO
A Logística é um ramo que vem crescendo no
Brasil devido ao recente cenário de desenvolvimento do país e a necessidade dos
meios de produção, nesse contexto ela vem para ajudar as empresas na redução de
seus custos.
Com o crescimento vem à disputa entre diversas
organizações do mesmo ramo e então surge a necessidade de que as empresas criem
estratégias para se sobressaírem dentre as concorrentes e não serem esquecidas
pelos consumidores, devido a esse fato, encontraram na logística reversa uma
forma de destacar-sea agregando a seus processos para assim serem reconhecidas
como empresas responsáveis e valorizarem suas marcas com qualidade para o
cliente.
O fato das empresas utilizarem a logística não
é apenas pela preocupação com o meio ambiente e sim pelo fato de que elas serão
beneficiadas e terão um melhor aproveitamento dos seus insumos de produção e se
promoverão.
Ao incorporarem a logística reversa a sua
cadeia de abastecimento as empresas adquirem muitos benefícios dado que se ela
for usada de forma planejada virá a somar com os outros processos que trazem
vantagem a empresa se tornando um diferencial competitivo.
De acordo com todos esses fatos essa pesquisa
foi dividida emtópicos que abordam os temas: logística, logística reversa,
Marketing e destacando suas relações assim como suas principais aplicações. No
decorrer do trabalho será apresentada a maneira como as empresas os utilizam
para atingir o seu principal objetivo que é se tornarem líderes de mercado, abordamos
a importância que as empresas dão as suas marcas e como elas obtêm o
reconhecimento que almejam.
2 HISTORIA DA LOGÍSTICA
A logística é uma atividade que esteve presente na vida do ser
humano desde a Pré-história, onde se sabe que o ser humano possuía
características nômades o que fazia com que este permanecesse num local apenas
enquanto existissem suprimentos, posteriormente com o desenvolvimento das
sociedades, o Homem passa por modificações em seu comportamento, abandonando a
vida nômade e se tornando sedentário, para tal o mesmo passa a produzir os
itens que precisava para a manutenção de sua vida, assim como criar animais
para o próprio consumo, substituindo a caça, um fato decorrente disso é que com
o tempo a quantidade produzida era maior do que a que se conseguia consumir,
resultando em uma necessidade maior de métodos eficazes de armazenagem, em
seguida com a prática do escambo, que
era o comércio baseado na troca de produtos e não por dinheiro, se tornaram
necessários meios de transporte mais eficientes para conduzir o excedente de
produção até os pontos de troca, o que possibilitou o desenvolvimento de
veículos com tração animal e afins. Mas recentemente temos os eventos da I e II
Guerras Mundiais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento
da logística empresarial moderna, dando a logística um papel de protagonismo na
estratégia das empresas diferente do que ocorria antes desse período.
Durante muito tempo nas empresas,
tal como no meio militar, as atividades relacionadas à logística eram tidas
como um serviço meramente de apoio e que não agregavam valor ao produto. O
sistema logístico era visto como um gerador de custos e sem nenhuma influência
no planejamento estratégico organizacional. (NOVAES, 2003)
Nas últimas quatro
décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem para o nível
estratégico da empresa. Na base do moderno conceito de Logística integrada está
o entendimento de que a Logística deve ser vista como um instrumento de
marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos
serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade de redução de custos.
2.1 A LOGÍSTICA NO BRASIL
A logística surgiu no Brasil
em meados da década de 60 devido a falta de dinâmica no mercado e a partir da
década de 90 a globalização passou a ser mais evidente no cenário nacional e as
empresas queriam expandir os seus negócios para o mercado internacional e como
consequência passaram a ser mais competitivas e ter mais concorrentes e os
clientes passaram a ser mais exigentes sendo necessário uma forma de
satisfazê-los e a logística teve um papel muito importante nesse processo.
O gráfico demonstra a balança comercial, que é a relação entre as
exportações e importações, brasileira dos últimos 14 anos e o seu crescimento
em decorrência da globalização no Brasil após a década de 90 e através de sua análise
pode-se perceber que do ano de 2000 em diante as exportações e importações
brasileiras foram superavitárias, evidenciando um crescimento equilibrado entre
os setores de produção do país e suas relações com outros países e devido a
essa relação de importações e exportações é mostrado um bom crescimento da
corrente de comércio, que é a soma do total movimentado entre os países, que no
ano de 2014 apresentou uma queda em relação aos anos anteriores em decorrência
da situação enfrentada pelo Brasil recentemente.
Segundo Dantas (2000), a
logística aparece neste contexto, como uma ferramenta fundamental, ao
contribuir para o aumento da flexibilidade, melhoria nos serviços e redução dos
custos; fatores imprescindíveis para qualquer empresa competir no cenário atual.
Diante deste novo contexto, cabe à empresa elaborar estratégias de marketing,
que levem em consideração esta nova realidade e que permitam diferenciá-la de
seus concorrentes.
2.2 CONCEITO DE LOGÍSTICA
A logística é a atividade responsável pela
movimentação e armazenagem que facilita o escoamento de produtos desde o ponto
de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos
fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de
providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (BALLOU, 1993)
Um dos principais objetivos da
logística é simplificar a rotina de produção e encontrar melhores formas de
armazenagem, transporte e distribuição reduzindo o tempo e os custos sem perdas de eficiência e qualidade do produto, assim
auxiliando a cadeia de abastecimento. Segundo Sayre
1995 (apud BISWAS 1996)A cadeia de abastecimento é um ciclo que começa e acaba no
consumidor, através do qual fluem materiais, produtos acabados, informações e
transações.
A
cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitam que
o produto chegue ao consumidor final, e que com isto possa agregar valor ao
cliente, esses processos devem ser integrados com todos os outros para que se
tenha uma facilidade seja na elaboração do seu produto ou serviço e na hora de
sua distribuição os processos integrados geram uma maior confiança no
consumidor.
Devem
ser integrados para que as decisões não fiquem sobre a responsabilidade de
apenas um setor para que no futuro não ocorram conflitos de decisões.
Os
processos da Supply Chain devem estar ligados aos setores internos e externos
para garantir um melhor funcionamento de toda a organização.
Podem
ser integrados a partir de relacionamentos entre os colaboradores a partir da
utilização de recursos em tecnologia para que se tenha uma vantagem competitiva
entre as demais organizações e também na obtenção de lucro.
Sua
integração é importante por diversos fatores entre eles a globalização pela formação
de blocos econômicos como o MERCOSUL (Mercado
Comum do Sul)que possibilitam a movimentação de diversos produtos entre
países e também devido a competitividade que está a nível mundial, então se a
empresa tiver uma boa cadeia de abastecimento ela irá ter vantagem entre as
outras.
E uma das partes mais importantes para que os
processos sejam interligados é o consumidor que está cada vez mais exigente e
espera uma rapidez em seus pedidos e quando não satisfeito podem causar danos a
imagem da empresa. Pôr esses motivos a cadeia de abastecimento tem que ser
integrada não ficando apenas na rotina de comprar, produzir e distribuir.
Para
melhorar ainda mais a integração da cadeia de abastecimento é utilizado o EDI (Intercâmbio Eletrônico
de Dados) que facilita o funcionamento de uma empresa, pois permite a troca de
informações entre a empresa seus clientes e fornecedores evitando o acúmulo de
documentos em folhas de papel e transferindo mais segurança reduzindo os riscos
de acúmulo de estoques e também as perdas.
Ele está
presente na gestão da cadeia de abastecimento devido à alta competitividade
enfrentada pelas empresas que necessitam de uma forma eficiente para trocar
informações com os seus parceiros e possibilita uma maior agilidade no ciclo de
compras, redução do tempo no ciclo de pedidos e maior rapidez no atendimento ao
cliente trazendo a empresa que o adota muitos benefícios e agregando valor para
o cliente. Segundo Menshhein (2006), Valor não é o quanto
custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o
material usado na fabricação etc. Valor é a composição da razão entre os
benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do
Valor pelo consumidor.
2.3 AGREGANDO VALOR AO CLIENTE
Uma
pesquisa realizada através da internet busca apresentar a opinião de
consumidores de diferentes idades para saber sobre o que agrega valor ao
produto para elas e qual a importância do preço na hora da compra de um produto,
para obter uma base concreta sobre um dos assuntos abordados que é como agregar
valor ao cliente.
Nota-se
que a importância do preço na hora da compra de um produto é bem variável e que
mesmo ele ainda sendo um fator influente não é levado como um elemento crucial
na hora da compra como pode ser visto no gráfico onde muitas pessoas consideram
o preço um fator mediano o colocando na posição cinco e outras mesmo sendo uma
pequena parcela dos entrevistados, não dão grande importância para o preço
dando zero nesse quesito.
Agregar
valor ao produto significa valorizá-lo seja pela sua qualidade, design e/ou durabilidade
assim como utilizando uma boa logística dentro dos processos como exemplo na
entrega do item, se ele for entregue no prazo e sem avarias o cliente irá
confiar nos serviços da empresa e retornará trazendo também novos clientes.
David Garvin
(2002) sita as oito dimensões da qualidade dentre elas estão:
- O desempenho do produto: se ele é eficiente e eficaz, ou seja, se ele atendas necessidades do cliente;
- As características do produto: se no seu rótulo estão sendo especificadas as suas dimensões, formas de uso;
- A confiabilidade: se o produto não apresenta defeitos;
- A durabilidade: nesse caso se o produto consegue manter as suas características originais por um período considerado ideal pelo cliente;
- A estética: se o produto possui uma boa aparência e se atende aos requisitos estabelecidos pelo cliente.
Este
outro gráfico demonstra o fator mais importante na hora da compra de um produto
na opinião dos entrevistados, nele estão presentes algumas das dimensões da
qualidade de Garvin como a durabilidade, conter especificações, a estética do
produto e a confiabilidade que são fatores muito importantes, pois demonstram
se o produto tem realmente aquilo que promete.
Nota-se que o fator mais importante para o consumidor
é que o produto atenda as usas necessidades, nesse caso o cliente procura um
produto que seja útil e não leva em conta sua aparência, também se verifica que
os clientes estão cada vez mais preocupados com as especificações do produto se
ele demonstra em sua embalagem todos os seus componentes por exemplo.
Um
fator que deve ser percebido é a resposta cumprir os prazos de entrega que
evidencia uma preocupação do cliente em relação a promessa da empresa sobre o
tempo que ela irá levar para entregar o produto e a logística é um fator
importante nesse quesito pois com uma boa estratégia logística o produto irá
chegar ao cliente em segurança e no tempo correto e se ela tiver uma política
de pós consumo como por exemplo, recolher o produto se ele apresentar algum
defeito, ela estará aplicando os conceitos da logística reversa e se mostrando
um diferencial para o cliente podendo ganhar credibilidade.
Esse
gráfico demonstra que o preço não é o fator mais importante na hora da compra,
pois ele está bem abaixo de outras respostas o que mostra que o consumidor está
mais atento as características do produto e como ele vai atender as suas
necessidades.
Cada
pessoa define valor de uma forma diferente umas definem pelo preço outros pela
qualidade outros pela beleza e também pela necessidade de utilização por esses
motivos é necessário criar sempre novas estratégias e formas para atrair a
atenção do cliente para seu produto ou serviço e fidelizá-lo para que sua
empresa não perca espaço entre as concorrentes.
De acordo com Welch(1981),A qualidade é a nossa melhor garantia da
fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição
estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.
Garvin (1992) sita as cinco abordagens da
qualidade são elas:
- A Transcendental: diz que o cliente determina a qualidade do produto de uma forma intuitiva de acordo com suas experiências com outros produtos;
- A baseada no produto: onde podemos medir a qualidade do produto de acordo com suas características especificas que o diferenciam dos outros;
- A baseada no valor: está relacionada ao desempenho do produto associado ao seu custo se ele tiver um bom funcionamento a um preço razoável terá a atenção do cliente;
- A baseada na fabricação: a qualidade é observada no produto se ele for produção de acordo com as suas especificações e de forma eficiente e com o mínimo de perdas;
- A baseada no cliente: nesse caso está relacionada as especificações de cada cliente como ele entende que o produto ira satisfazer as suas necessidades seja no preço, na aparência, na durabilidade e etc.
2.4 LOGÍSTICA
REVERSA
Atualmente, o Brasil produz
273 mil toneladas de lixo por dia, segundo dados apresentados na Comissão de
Meio Ambiente.
A
logística reversa surgiu com a preocupação com a destinação de resíduos pós
consumo e pós uso para trazer um bem estar ao meio ambiente e também a
sociedade ela surgiu também como um diferencial para as empresas no atual
mercada competitivo que é vivenciado no cenário brasileiro.
Segundo
Donato (2008)A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos
de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.De
acordo com ele uma empresa que recebe um produto como consequência de
devolução, por qualquer motivo, já está aplicando conceitos de logística reversa,
bem como aquele que compra materiais recicláveis para transformá-los em matéria
prima.
Como
as empresas de gás de cozinha que recebem o botijão para colocar o gás novamente.
E as empresas que produzem eletroeletrônicos que distribuem pontos de coleta
por diversas partes do país e mandam os produtos para a reciclagem e serem
utilizados novamente.
Os
motivos que levam uma empresa a adotar a logística reversa são muitos dentre eles
estão a legislação que as obriga a ter uma forma de sustentabilidade, a
responsabilidade social e também o prestigio que elas recebem ao serem
reconhecidas como empresas que são politicamente corretas.
Não é por bondade
simples e pura que as organizações estão procurando proteger os recursos
naturais do meio ambiente, mas porque estes são os insumos de produção. Além
disso, a preocupação com o meio ambiente é benéfica a imagem da organização,
tornando – se assim um fator de marketing (SENAI/DN,1999).
A marca da empresa é um dos
bens mais importantes que ela possui, pois ela é a identidade da empresa por
isso é necessário que as empresas estejam sempre associando seus nomes a coisas
que trarão benefícios a sociedade e também a pessoas que fazem o mesmo para que
se tornem reconhecidas e também referências nas suas áreas de atuação. Como
exemplos de empresas que prezam suas marcas e as empregam muito bem estão:A
NIKE e a ADIDAS que associam suas marcas a diversos tipos de esportes como o
futebol, o vôlei, a natação dando aosatletas patrocínio e também os seus
produtos como chuteiras, camisas, sapatos, bolsas e com isso promovendo-se, pois,
esses atletas se tornam garotos propaganda da empresa associando o seu bom
desempenho no esporte com o dos produtos que a marca oferece.
Pode-se citar também as
empresas de cosméticos que associam seus produtos a atrizes famosas que estão
sempre impecáveis com a maquiagem e os cabelos, elas também são muito
requisitadas por empresas de roupas que as vestem com seus produtos, pois sabem
que muitas mulheres irão querer ficar iguais a essas famosas.
Entre as empresas que utilizam
essa pratica no contexto social está a fundação Bradesco que se instalou em
várias comunidades carentes oferecendo cursos de qualificação para as pessoas e
também projetos para mostrar uma nova realidade as crianças que vivem naquela
localidade como aulas de dança, música e lazer evitando que muitas delas entrem
na criminalidade. Essas ações trazem benefícios não só a comunidade como também
as empresas que as promovem.
2.4.1 Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política
Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
regulamentada pela Decreto 7.404/10.Foi criada com o intuito de
melhorar as condições que o Brasil enfrenta em relação a destinação de seus
resíduos sólidos que na maioria das vezes não tem uma gestão de pós consumo e
vão para em lixões a céu aberto contribuindo para a poluição do solo e do ar
trazendo transtornos e risco a saúde dos cidadãos que vivem as margens dos
lixões.
Ela propõe hábitos de consumo sustentáveis e
ideias inovadoras para o aumento da reciclagem de materiais após seu consumo e
uma responsabilidade com o ciclo de vida dos produtos associada a logística
reversa que vem para reaproveitar esses materiais e colocar o Brasil em uma
posição de líder junto com outros países que tem preocupação com o meio
ambiente.
O Brasil impõe ao meio empresarial que criem suas
políticas de gerenciamento de resíduos e conta também com a participação de
toda a sociedade para contribuir com esse ideal, pois é responsabilidade de
todos a proteção do meio ambiente.
2.4.2 Empresas que Utilizam a Logística Reversa
Diante da legislação criada no Brasil, muitas
empresas tiveram que adotar a logística reversa como parte da sua cadeia de
abastecimento, contudo já existiam empresas que antes do surgimento dessa lei
já haviam aceitado esse novo pensamento e também o aplicaram recebendo muitos
benefícios por essa utilização.
Como exemplos de empresas que utilizam a
logística reversa estão:A natura que estuda o ciclo de vida de suas embalagens,
e utiliza o refil que é uma ideia inovadora onde os clientes não necessitam
comprar outro frasco do produto vendido, ao invés disso, eles compram o refil
que é uma embalagem feita de plástico verde, produzida a partir do etanol
extraídode uma fonte renovável que é a cana de açúcar e que reduz a emissão de
gases que contribuem para o efeito estufa e não altera a qualidade do produto e
após comprar o refil o cliente só precisa colocar o produto dentro do frasco
que já havia adquirido, além disso, o refil é menos danoso ao meio ambiente. A
Natura se tornaa pioneira com essa ideia e se coloca na frente dos concorrentes
ela também tem postos de coloca em vários estados do Brasil onde são recolhidas
suas embalagens e levadas para a reciclagem e recolocadas no processo de
produção e na utilização de matérias primas vindas das florestas brasileiras se
comprometendo a proteger a flora.
A Coca Cola é outra empresa pioneira quando o
assunto é logística reversa ela criou uma série de garrafas feitas a partir de
fontes renováveis, além de criar projetos que tem como visão a participação da
sociedade na contribuição para o meio ambiente e também na de catadores tendo
postos de coletas de garrafas em várias partes do país e parcerias com empresas
que fazem o manejo desses resíduos contribuindo para a geração de empregos.
A Coca Cola se preocupa muito com a forma que ela
é vista por seus clientes por isso não mede esforços para manter a sua imagem
bem relacionada. Nesse contexto pode-se citar o exemplo das suas latinhas que
tinham e sua composição aço que é mais barato e também é obtido com mais facilidade,
mas ela trocou a composição de suas latas para alumínio que é mais caro apenas
por uma estratégia de marketing, pois os catadores de latinhas recebiam muito
pouco com a reciclagem do aço e para eles não valia a pena perder o seu tempo
catando essas latinhas e como consequência os lixões estavam ficando cheios de
latinhas de coca cola trazendo um imagem negativa para a empresa por isso ela
resolveu mudar para o alumínio para manter sua imagem como uma empresa que tem
responsabilidade socioambiental.
3 HISTÓRIA DO MARKETING
O estudo de mercado passou a
ser utilizado durante a revolução industrial com o surgimento de indústrias o
foco naquela época era apenas o lucro e o cliente não tinham poder devido ao
fato de quase não existir concorrência. Após a segunda guerra mundial com o
crescimento das indústrias e consequentemente da concorrência foi necessário
que se entendesse como lidar com os clientes e a criação de métodos para atrair
a sua atenção.
O marketing passou a ser uma
ferramenta para que as empresas se sobressaíssem dentre as outras e passou a
ser analisado de forma mais cuidadosa se tornando fundamental para o sucesso de
novas empresas e para a sobrevivência das antigas.
Para Kotler(2000) o marketing
passou a existir como conceito a partir do século XX quando as empresas
perceberam a importância do estabelecimento de relações de trocas satisfatórias
tanto para os clientes quanto para os objetivos empresariais.
E desde então o conceito de marketing
vem crescendo e abrangendo diversas áreas e proporcionando fidelização de
clientes e um maior conhecimento sobre outros mercados e como lidar com eles
através de estudos e experiências.
A história do marketing no
Brasil é dividida em cinco gerações.
·
A primeira geração está entre as décadas de 50
e 60 onde ainda era uma ideia nova e como todas elas veio acompanhada do medo e
da cautela e não teve grande desenvolvimento.
·
A segunda geração do marketing se passa na
década de 70 devido ao crescimento de supermercados, hipermercados a consagração
da televisão como uma importante ferramenta de comunicação e também a
modernização das rádios exigindo das empresas uma maior organização.
·
A terceira geração se passa na década de 80 e
se caracteriza pela pratica do estudo de mercado.
·
A quarta geração se passa na década de 90 e se
caracteriza pelo aprimoramento de estratégias para obter a admiração dos
consumidores e a consolidação das marcas.
·
A quinta geração se passa de 2000 em diante e é
marcada pela utilização de novas tecnologias como o comercio eletrônico e a
utilização de sites para a divulgação das empresas como uma estratégia para que
elas estejam mais próximas de um público mais voltado para a era da informática
e das respostas imediatas encontradas na internet.
3.1 CONCEITO DE MARKETING
Segundo Kotler e Keller (2007)
o Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que
necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de
produtos e serviços de valor com outros.
Marketing é a área do
conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca,
orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores,
visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e
considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações
causam no bem-estar da sociedade. (CASAS, 2006)
Esses conceitos são
fundamentais para esse tema, pois eles abordam a ideia central que mostra que
as empresas obtêm o que desejam no caso clientes e consequentemente lucro
criando novas ideias e mostrando que se importam com a sociedade fazendo uma
espécie de “troca” utilizando a preservação do meio ambiente e recebendo
prestigio por esses atos.
Uma das áreas de aplicação do
marketing é a dos bens, pois eles movimentam a economia de um país onde o seu
papel é mostrar que os consumidores necessitam daquele produto e a satisfação
que ele terá ao adquiri-lo.
A palavra marketing em sua
tradução significa “mercado em ação”, ou seja, manter estratégias para
movimentar o mercado e satisfazer as necessidades dos clientes com novas
atitudes e escolhas.
E com o aumento da
competitividade é necessário que as empresas busquem uma forma de atrair a
atenção do cliente com inovações, produtos que superem as expectativas e que
venham a ser desejados e também fazendo ações que beneficiem a sociedade para
se sobressaírem entre todas as outras.
O marketing não é apenas
propaganda ele é um processo bem mais elaborado que vai da análise de mercado
até a correção de erros, ele não visa apenas a venda, mas também a satisfação
de todos os envolvidos.
3.1.1 Marketing Social
Uma das denominações de marketing que está sendo
estudada e utilizada frequentemente e sabiamente é o marketing social onde as
empresas identificam um assunto importante entre o seu público alvo e programam
ações para desenvolver esse tema, mudam seus comportamentos e atitudes de
acordo com o conceito desse público para serem aceitos por ele.
Marketing social é uma estratégia de
mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens
tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação,
além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing. (KOTLER E ROBERTO, 1992)
O
marketing social tem grande importância para as empresas que o praticam, pois
elas encontram uma forma de mostrar a sua responsabilidade com a sociedade
escolhendo um determinado segmento uma ideia para pôr em pratica e chamar
atenção de muitas pessoas sobre diversos aspectos se tornando líder dentre as
outras e também trazendo benefícios a sociedade.
3.2.1.1 Empresas que Utilizamo Marketing Social
Uma empresa que utiliza o Marketing social é a
Avon que tem como o seu público alvo em sua maioria as mulheres devido ao fato
de que em sua linha de produtos existem mais itens de interesse feminino e para
atrair cada vez mais a atenção dessas pessoas ela lançou uma campanha em
combate ao câncer de mama incentivando as mulheres a se prevenirem fazendo
exames periódicos e dando informações sobre esse tema lançando também uma linha
de produtos que faziam referência a essa campanha como camisetas e bolsas.
As mulheres que recebem esse apoio da Avon veem a
empresa com grande admiração e respeito a considerando um exemplo entre as suas
concorrentes trazendo para ela mais clientes desse mesmo público alvo
acarretando benefícios aempresa e também a seus clientes se mostrando uma forte
característica do marketing social.
4 A LOGÍSTICA REVERSA E O MARKETING
Como
o tema já foi abordado ao longo de todo o trabalho a logística reversa e o marketing
são assuntos que estão ligados de uma forma muito intima, pois a sua união com
um olhar estratégico e empresarial pode trazer muito benefíciospara aqueles que
os utilizam se transformando em um diferencial competitivo que é um fator muito
importante no mundo globalizado e na atual realidade vivenciada no Brasil onde
a sociedade exige das empresas responsabilidade socioambiental.
Essa
pesquisa foi feita com o intuito de compreender a relação entre esses dois
temas, mostrar os meios utilizados pelas empresas para obter mais clientes e
mais credibilidade e o olhar que o cliente tem em relação a mesma.
Como é mostrado nesse gráfico da pesquisa a
maior parte dos entrevistados não compraria produtos de uma empresa que não tem
responsabilidade social e ambiental o que evidencia que as pessoas estão
desenvolvendo um senso crítico cada vez maior em relação a meio ambiente e como
as empresas estão lidando com ele na hora da produção, distribuição e no
retorno desses materiais, pois a mal administração desses materiais traz consequências
para a sociedade em geral.
Este outro gráfico traz algumas empresas que
tem essa responsabilidade. Toda a empresa acima tem projetos sociais ou
desenvolveram produtos que tragam um impacto menor ao meio ambiente.
Nele
é mostrado que ainda existem pessoas que não conhecem empresas que tem esses
projetos, mas se comparado ao número de pessoas que conhecem vemos que é uma
pequena parcela, e a empresa que é mais reconhecida entre todas é a Natura por
diversos motivos. Um dos motivos da Natura ter sido a empresa mais conhecida
está em seu nome, pois ele mostra com o que a empresa trabalha e que também se
preocupa com o meio ambiente.
Para All e Trout(1993 p.15) É melhor
ser o primeiro na mente do cliente que o primeiro no mercado.
Neste gráfico é mostrado como o entrevistado
tomou conhecimento que aquela empresa tinha essa responsabilidade, e vemos que
a televisão foi o meio de comunicação mais citado nota-se também que ele é o
meio de comunicação mais utilizado para que uma empresa divulgue os seus
projetos, pois é muito difícil encontrar uma pessoa no Brasil que não tenha
televisão em casa, e ela é uma das maiores fontes de entretenimento da família
Brasileira e vendo isso as empresas investem alto em comerciais de TV como a
Natura que está sempre divulgando seus projetos e produtos e a Coca Cola que
mesmo sendo conhecida mundialmente não deixa de investir em comerciais.
A internet é outra forma de divulgação,
ela vem crescendo gradativamente com a nova geração da tecnologia, poisela é um
meio de comunicação muito importante para as empresas que querem estar em
contato com esses clientes e estabelecer estratégias para chamar a sua atenção.
Segundo All e Trout(1993, p. 30), “Com o passar do tempo, todo mercado transforma-se em uma corrida
com dois concorrentes. ”
E
por último não menos importante está o gráfico que tem um dos temas centrais
dessa pesquisa que demonstra como a empresa que tem responsabilidade
socioambiental é vista pelo consumidor.
Nesse gráfico é evidenciado o olhar do cliente
em relação à empresa e vemos que 45% dos entrevistados consideram que a empresa
se preocupa com o bem-estar social e isso mostra que eles se sentem
confortáveis em comprar o produto daquela empresa e como consequência divulgam
essa empresa para os seus amigos.
Nota-se
também que eles consideram a empresa inovadora e isso desperta a sua
curiosidade em saber quais serão as novas ideias que a empresa irá apresentar a
eles.
De acordo com All e Trout (1993 p. 17)O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de
percepção.
5 METODOLOGIA
A
metodologia aplicada na pesquisa foi uma pesquisa de campo e também uma
pesquisa bibliográfica por isso a pesquisa foi dividida em duas etapas.
A primeira etapa foi feita a
partir de uma pesquisa bibliográfica através de pesquisa em livros, revistas e
sites, para a obtenção de uma base teórica sobre temas abordados na pesquisa.
A
pesquisa bibliográfica é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na
delimitação do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto,
nas citações e na apresentação de conclusões, por isso nem todos os alunos
realizarão pesquisas de laboratório ou de campo, mas todos sem exceção deverão
empreender pesquisas bibliográficas para realizar diversos tipos de trabalhos
solicitados como monografias, resumos críticos e debates. (ANDRADE, 2010)
A
segunda etapa foi uma pesquisa de campo feita a partir da aplicação de um questionário
pela internet através do Google Drive com pessoas de diferentes idades e de várias
partes do Brasil.
Pesquisa de campo é
aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos
acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese,
que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou relações entre eles.
(MARCONI 1990)
A
pesquisa teve como objetivo coletar informações sobre o conhecimento dos
entrevistados sobre empresas que possuem responsabilidade socioambiental e a
forma que eles viam essas empresas e trouxe elementos para confirmar a proposta
principal do trabalho. Segundo Piazza (2011), É
tendência a citação do meio ambiente e da responsabilidade social como a mais
moderna forma de transmitir correção e dignidade humana. Muitas empresas
utilizam-se dos termos para tentar buscar nova identidade de marca para
competir em melhores condições que seus concorrentes diretos e abrir uma frente
geradora de opinião favorável, que é a atenção e o cuidado no desenvolvimento social
Com
o desenvolvimento do pensamento crítico em muitas pessoas sobre o que acontece ao
ambiente em que elas vivem se tornaram mais exigentes em relação as empresas e
seus atos assim como a globalização que trouxe o aumento da competitividade,
dessa forma as empresas se viram em uma batalha de atenção tendo que buscar
formas de atrair os clientes e passar uma imagem positiva com o auxílio do
marketing e da preocupação socioambiental.
Para
que a pesquisa consiga atender seu propósito é necessário que a mesma tenha um
bom planejamento de todas as suas atividades, dentre elas: a definição do
objetivo da pesquisa, o estabelecimento das questões e (ou) hipóteses, dados, variáveis
e indicadores da pesquisa, quais foram às fontes de dados e a metodologia da
pesquisa (MATTAR, 2005).
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na
atual realidade vivenciada no Brasil nota-se o aumento da preocupação com o
meio ambiente, pois é muito difícil encontrar uma pessoa que não saiba os
malefícios que a má preservação traz.
Através
dessa pesquisa pôde-se notar que essa preocupação realmente existia e que por
essa razão as pessoas estão mais exigentes. O aumento da competitividade também
é um dos fatores que influenciaram as empresas a tomarem decisões e criarem
estratégias para unir a logística reversa e o marketing para aprimorar a sua
marca e se tornar uma das melhores em seu ramo de atuação.
Verificou-se
através dessa pesquisa que união desses dois assuntos só traz benefícios a
todos os envolvidos no processo, tanto ao meio ambiente que terá uma redução de
resíduos que demorariam décadas para se decomporem e que agora darão lugar a espaços
preservados, a sociedade que não sofrerá com a degradação do meio ambiente e
ganhara com a diminuição do lixo a céu aberto que trazem riscos a saúde humana,
e também as empresas que ao tomarem essa atitude receberão prestigio ganhando
admiradores podendo se tornar líderes de mercado como é o caso da Coca-Cola e
da Natura.
Por ser uma ideia nova a ser
implantada no Brasil e por ter um custo mais elevado e exigir um maior
conhecimento e dedicação as empresas sentem receio em adotar a Logística
reversa esses são alguns motivos para que elas não a agreguem a sua cadeia de
abastecimento, mas se ela for usada com um olhar estratégico ela virá a somar
com as coisas que trazem valor a empresa por ser inovadora e que está voltada
para o bem-estar socioambiental como já foi retratado e comprovado ao longo da
pesquisa.
No
mundo corporativo onde todos os processos devem ser integrados é importante
que se tenham estratégias que visem o bem de todos para que no fim se obtenha o
lucro e a satisfação dos Stakeholders.
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