segunda-feira, 30 de maio de 2016

A LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING

ARTIGO ESCRITO POR: LAYS DAYANNE MARIA DA SILVA
Link para download PDF: https://goo.gl/rch7fY


RESUMO


O presente trabalho tem por objetivo apresentar através de pesquisas bibliográficas e entrevistas com pessoas de diferentes idades de que maneira as empresas que querem se sobressair dentre as concorrentes podem fazer isso utilizando a Logística Reversa e como elas são vistas pelos clientes quando a utilizam com um olhar estratégico e a agregam a sua Supply Chain promovendo-se com o auxílio do Marketing. A logística reversa possibilita que a empresa reduza seus custos com insumos de produção o que faz com que os clientes possam comprar os produtos que tenham a mesma qualidade a um preço reduzido, trazendo um marketing positivo para a marca da empresa. A união da Logística reversa traz benefícios a todos os envolvidos em todo o processo mostrando que mesmo a logísticareversa sendo uma ideia nova ela virá a somar aos processos que trazem valor a empresa.Os resultados obtidos através das pesquisas foram satisfatórios, pois as empresas recebem muitos benefícios com essa utilização visto que os clientes percebem que elas são pioneiras nesse assunto e as valorizam como empresas que tem responsabilidade socioambiental e as tem como inovadoras.  

Palavras – Chave: Logística. Logística reversa. Marketing. Estratégia. 


ABSTRACT


This study aims to show by bibliographic research and interviews with people of different ages which way the Companies that want to exceed among their competitors can do it using the Reversal Logistics and how are noticed by the consumers when it is used with a strategic view and add to their Supply chain promoting  themselves assisted by the marketing. The reversal logistics allows the companies reduction of cost with production inputs that causes the possibility of consumers buy products with the same quality and low price, bringing a positive marketing to the brand of the company. The union of reversal logistics bring benefits to all parties involved in all process showing that even the reversal logistic being a new idea it will add to the valuable process of the company. The results obtained by the researches were satisfactory, because the companies receive many benefits by its use as the clients realize that they are pioneers in this subject and valorize how the companies with socio environmental responsibility a see them as innovative.


Key - Words:Logistics. Reverse logistic. Marketing. Strategy.
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1 INTRODUÇÃO

A Logística é um ramo que vem crescendo no Brasil devido ao recente cenário de desenvolvimento do país e a necessidade dos meios de produção, nesse contexto ela vem para ajudar as empresas na redução de seus custos.
Com o crescimento vem à disputa entre diversas organizações do mesmo ramo e então surge a necessidade de que as empresas criem estratégias para se sobressaírem dentre as concorrentes e não serem esquecidas pelos consumidores, devido a esse fato, encontraram na logística reversa uma forma de destacar-sea agregando a seus processos para assim serem reconhecidas como empresas responsáveis e valorizarem suas marcas com qualidade para o cliente.
O fato das empresas utilizarem a logística não é apenas pela preocupação com o meio ambiente e sim pelo fato de que elas serão beneficiadas e terão um melhor aproveitamento dos seus insumos de produção e se promoverão.
Ao incorporarem a logística reversa a sua cadeia de abastecimento as empresas adquirem muitos benefícios dado que se ela for usada de forma planejada virá a somar com os outros processos que trazem vantagem a empresa se tornando um diferencial competitivo.
De acordo com todos esses fatos essa pesquisa foi dividida emtópicos que abordam os temas: logística, logística reversa, Marketing e destacando suas relações assim como suas principais aplicações. No decorrer do trabalho será apresentada a maneira como as empresas os utilizam para atingir o seu principal objetivo que é se tornarem líderes de mercado, abordamos a importância que as empresas dão as suas marcas e como elas obtêm o reconhecimento que almejam. 


2 HISTORIA DA LOGÍSTICA


A logística é uma atividade que esteve presente na vida do ser humano desde a Pré-história, onde se sabe que o ser humano possuía características nômades o que fazia com que este permanecesse num local apenas enquanto existissem suprimentos, posteriormente com o desenvolvimento das sociedades, o Homem passa por modificações em seu comportamento, abandonando a vida nômade e se tornando sedentário, para tal o mesmo passa a produzir os itens que precisava para a manutenção de sua vida, assim como criar animais para o próprio consumo, substituindo a caça, um fato decorrente disso é que com o tempo a quantidade produzida era maior do que a que se conseguia consumir, resultando em uma necessidade maior de métodos eficazes de armazenagem, em seguida com a prática do escambo, que era o comércio baseado na troca de produtos e não por dinheiro, se tornaram necessários meios de transporte mais eficientes para conduzir o excedente de produção até os pontos de troca, o que possibilitou o desenvolvimento de veículos com tração animal e afins. Mas recentemente temos os eventos da I e II Guerras Mundiais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da logística empresarial moderna, dando a logística um papel de protagonismo na estratégia das empresas diferente do que ocorria antes desse período.

Durante muito tempo nas empresas, tal como no meio militar, as atividades relacionadas à logística eram tidas como um serviço meramente de apoio e que não agregavam valor ao produto. O sistema logístico era visto como um gerador de custos e sem nenhuma influência no planejamento estratégico organizacional. (NOVAES, 2003)

Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem para o nível estratégico da empresa. Na base do moderno conceito de Logística integrada está o entendimento de que a Logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade de redução de custos.


2.1 A LOGÍSTICA NO BRASIL


A logística surgiu no Brasil em meados da década de 60 devido a falta de dinâmica no mercado e a partir da década de 90 a globalização passou a ser mais evidente no cenário nacional e as empresas queriam expandir os seus negócios para o mercado internacional e como consequência passaram a ser mais competitivas e ter mais concorrentes e os clientes passaram a ser mais exigentes sendo necessário uma forma de satisfazê-los e a logística teve um papel muito importante nesse processo.


O gráfico demonstra a balança comercial, que é a relação entre as exportações e importações, brasileira dos últimos 14 anos e o seu crescimento em decorrência da globalização no Brasil após a década de 90 e através de sua análise pode-se perceber que do ano de 2000 em diante as exportações e importações brasileiras foram superavitárias, evidenciando um crescimento equilibrado entre os setores de produção do país e suas relações com outros países e devido a essa relação de importações e exportações é mostrado um bom crescimento da corrente de comércio, que é a soma do total movimentado entre os países, que no ano de 2014 apresentou uma queda em relação aos anos anteriores em decorrência da situação enfrentada pelo Brasil recentemente.
Segundo Dantas (2000), a logística aparece neste contexto, como uma ferramenta fundamental, ao contribuir para o aumento da flexibilidade, melhoria nos serviços e redução dos custos; fatores imprescindíveis para qualquer empresa competir no cenário atual. Diante deste novo contexto, cabe à empresa elaborar estratégias de marketing, que levem em consideração esta nova realidade e que permitam diferenciá-la de seus concorrentes.

2.2 CONCEITO DE LOGÍSTICA 

A logística é a atividade responsável pela movimentação e armazenagem que facilita o escoamento de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (BALLOU, 1993)

Um dos principais objetivos da logística é simplificar a rotina de produção e encontrar melhores formas de armazenagem, transporte e distribuição reduzindo o tempo e os custos sem perdas de eficiência e qualidade do produto, assim auxiliando a cadeia de abastecimento. Segundo Sayre 1995 (apud BISWAS 1996)A cadeia de abastecimento é um ciclo que começa e acaba no consumidor, através do qual fluem materiais, produtos acabados, informações e transações.


A cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitam que o produto chegue ao consumidor final, e que com isto possa agregar valor ao cliente, esses processos devem ser integrados com todos os outros para que se tenha uma facilidade seja na elaboração do seu produto ou serviço e na hora de sua distribuição os processos integrados geram uma maior confiança no consumidor.
Devem ser integrados para que as decisões não fiquem sobre a responsabilidade de apenas um setor para que no futuro não ocorram conflitos de decisões.
Os processos da Supply Chain devem estar ligados aos setores internos e externos para garantir um melhor funcionamento de toda a organização.
Podem ser integrados a partir de relacionamentos entre os colaboradores a partir da utilização de recursos em tecnologia para que se tenha uma vantagem competitiva entre as demais organizações e também na obtenção de lucro.
Sua integração é importante por diversos fatores entre eles a globalização pela formação de blocos econômicos como o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)que possibilitam a movimentação de diversos produtos entre países e também devido a competitividade que está a nível mundial, então se a empresa tiver uma boa cadeia de abastecimento ela irá ter vantagem entre as outras.
 E uma das partes mais importantes para que os processos sejam interligados é o consumidor que está cada vez mais exigente e espera uma rapidez em seus pedidos e quando não satisfeito podem causar danos a imagem da empresa. Pôr esses motivos a cadeia de abastecimento tem que ser integrada não ficando apenas na rotina de comprar, produzir e distribuir.
Para melhorar ainda mais a integração da cadeia de abastecimento é utilizado o EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) que facilita o funcionamento de uma empresa, pois permite a troca de informações entre a empresa seus clientes e fornecedores evitando o acúmulo de documentos em folhas de papel e transferindo mais segurança reduzindo os riscos de acúmulo de estoques e também as perdas.
Ele está presente na gestão da cadeia de abastecimento devido à alta competitividade enfrentada pelas empresas que necessitam de uma forma eficiente para trocar informações com os seus parceiros e possibilita uma maior agilidade no ciclo de compras, redução do tempo no ciclo de pedidos e maior rapidez no atendimento ao cliente trazendo a empresa que o adota muitos benefícios e agregando valor para o cliente. Segundo Menshhein (2006), Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc. Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor.

2.3 AGREGANDO VALOR AO CLIENTE 

Uma pesquisa realizada através da internet busca apresentar a opinião de consumidores de diferentes idades para saber sobre o que agrega valor ao produto para elas e qual a importância do preço na hora da compra de um produto, para obter uma base concreta sobre um dos assuntos abordados que é como agregar valor ao cliente.


Nota-se que a importância do preço na hora da compra de um produto é bem variável e que mesmo ele ainda sendo um fator influente não é levado como um elemento crucial na hora da compra como pode ser visto no gráfico onde muitas pessoas consideram o preço um fator mediano o colocando na posição cinco e outras mesmo sendo uma pequena parcela dos entrevistados, não dão grande importância para o preço dando zero nesse quesito.
Agregar valor ao produto significa valorizá-lo seja pela sua qualidade, design e/ou durabilidade assim como utilizando uma boa logística dentro dos processos como exemplo na entrega do item, se ele for entregue no prazo e sem avarias o cliente irá confiar nos serviços da empresa e retornará trazendo também novos clientes.

 David Garvin (2002) sita as oito dimensões da qualidade dentre elas estão:
  • O desempenho do produto: se ele é eficiente e eficaz, ou seja, se ele atendas necessidades do cliente;
  •  As características do produto: se no seu rótulo estão sendo especificadas as suas dimensões, formas de uso;
  •  A confiabilidade: se o produto não apresenta defeitos;
  • A durabilidade: nesse caso se o produto consegue manter as suas características originais por um período considerado ideal pelo cliente;
  •  A estética: se o produto possui uma boa aparência e se atende aos requisitos estabelecidos pelo cliente.

Este outro gráfico demonstra o fator mais importante na hora da compra de um produto na opinião dos entrevistados, nele estão presentes algumas das dimensões da qualidade de Garvin como a durabilidade, conter especificações, a estética do produto e a confiabilidade que são fatores muito importantes, pois demonstram se o produto tem realmente aquilo que promete.
 Nota-se que o fator mais importante para o consumidor é que o produto atenda as usas necessidades, nesse caso o cliente procura um produto que seja útil e não leva em conta sua aparência, também se verifica que os clientes estão cada vez mais preocupados com as especificações do produto se ele demonstra em sua embalagem todos os seus componentes por exemplo.
Um fator que deve ser percebido é a resposta cumprir os prazos de entrega que evidencia uma preocupação do cliente em relação a promessa da empresa sobre o tempo que ela irá levar para entregar o produto e a logística é um fator importante nesse quesito pois com uma boa estratégia logística o produto irá chegar ao cliente em segurança e no tempo correto e se ela tiver uma política de pós consumo como por exemplo, recolher o produto se ele apresentar algum defeito, ela estará aplicando os conceitos da logística reversa e se mostrando um diferencial para o cliente podendo ganhar credibilidade.
Esse gráfico demonstra que o preço não é o fator mais importante na hora da compra, pois ele está bem abaixo de outras respostas o que mostra que o consumidor está mais atento as características do produto e como ele vai atender as suas necessidades.
Cada pessoa define valor de uma forma diferente umas definem pelo preço outros pela qualidade outros pela beleza e também pela necessidade de utilização por esses motivos é necessário criar sempre novas estratégias e formas para atrair a atenção do cliente para seu produto ou serviço e fidelizá-lo para que sua empresa não perca espaço entre as concorrentes.
            De acordo com Welch(1981),A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.
Garvin (1992) sita as cinco abordagens da qualidade são elas:
  • A Transcendental: diz que o cliente determina a qualidade do produto de uma forma intuitiva de acordo com suas experiências com outros produtos;
  • A baseada no produto: onde podemos medir a qualidade do produto de acordo com suas características especificas que o diferenciam dos outros;
  • A baseada no valor: está relacionada ao desempenho do produto associado ao seu custo se ele tiver um bom funcionamento a um preço razoável terá a atenção do cliente;
  • A baseada na fabricação: a qualidade é observada no produto se ele for produção de acordo com as suas especificações e de forma eficiente e com o mínimo de perdas;
  • A baseada no cliente: nesse caso está relacionada as especificações de cada cliente como ele entende que o produto ira satisfazer as suas necessidades seja no preço, na aparência, na durabilidade e etc.


2.4 LOGÍSTICA REVERSA


Atualmente, o Brasil produz 273 mil toneladas de lixo por dia, segundo dados apresentados na Comissão de Meio Ambiente.
A logística reversa surgiu com a preocupação com a destinação de resíduos pós consumo e pós uso para trazer um bem estar ao meio ambiente e também a sociedade ela surgiu também como um diferencial para as empresas no atual mercada competitivo que é vivenciado no cenário brasileiro.
Segundo Donato (2008)A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.De acordo com ele uma empresa que recebe um produto como consequência de devolução, por qualquer motivo, já está aplicando conceitos de logística reversa, bem como aquele que compra materiais recicláveis para transformá-los em matéria prima.
Como as empresas de gás de cozinha que recebem o botijão para colocar o gás novamente. E as empresas que produzem eletroeletrônicos que distribuem pontos de coleta por diversas partes do país e mandam os produtos para a reciclagem e serem utilizados novamente.
Os motivos que levam uma empresa a adotar a logística reversa são muitos dentre eles estão a legislação que as obriga a ter uma forma de sustentabilidade, a responsabilidade social e também o prestigio que elas recebem ao serem reconhecidas como empresas que são politicamente corretas.

Não é por bondade simples e pura que as organizações estão procurando proteger os recursos naturais do meio ambiente, mas porque estes são os insumos de produção. Além disso, a preocupação com o meio ambiente é benéfica a imagem da organização, tornando – se assim um fator de marketing (SENAI/DN,1999).


A marca da empresa é um dos bens mais importantes que ela possui, pois ela é a identidade da empresa por isso é necessário que as empresas estejam sempre associando seus nomes a coisas que trarão benefícios a sociedade e também a pessoas que fazem o mesmo para que se tornem reconhecidas e também referências nas suas áreas de atuação. Como exemplos de empresas que prezam suas marcas e as empregam muito bem estão:A NIKE e a ADIDAS que associam suas marcas a diversos tipos de esportes como o futebol, o vôlei, a natação dando aosatletas patrocínio e também os seus produtos como chuteiras, camisas, sapatos, bolsas e com isso promovendo-se, pois, esses atletas se tornam garotos propaganda da empresa associando o seu bom desempenho no esporte com o dos produtos que a marca oferece.
Pode-se citar também as empresas de cosméticos que associam seus produtos a atrizes famosas que estão sempre impecáveis com a maquiagem e os cabelos, elas também são muito requisitadas por empresas de roupas que as vestem com seus produtos, pois sabem que muitas mulheres irão querer ficar iguais a essas famosas.
Entre as empresas que utilizam essa pratica no contexto social está a fundação Bradesco que se instalou em várias comunidades carentes oferecendo cursos de qualificação para as pessoas e também projetos para mostrar uma nova realidade as crianças que vivem naquela localidade como aulas de dança, música e lazer evitando que muitas delas entrem na criminalidade. Essas ações trazem benefícios não só a comunidade como também as empresas que as promovem.

2.4.1 Política Nacional de Resíduos Sólidos


A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) regulamentada pela Decreto 7.404/10.Foi criada com o intuito de melhorar as condições que o Brasil enfrenta em relação a destinação de seus resíduos sólidos que na maioria das vezes não tem uma gestão de pós consumo e vão para em lixões a céu aberto contribuindo para a poluição do solo e do ar trazendo transtornos e risco a saúde dos cidadãos que vivem as margens dos lixões.
Ela propõe hábitos de consumo sustentáveis e ideias inovadoras para o aumento da reciclagem de materiais após seu consumo e uma responsabilidade com o ciclo de vida dos produtos associada a logística reversa que vem para reaproveitar esses materiais e colocar o Brasil em uma posição de líder junto com outros países que tem preocupação com o meio ambiente.
O Brasil impõe ao meio empresarial que criem suas políticas de gerenciamento de resíduos e conta também com a participação de toda a sociedade para contribuir com esse ideal, pois é responsabilidade de todos a proteção do meio ambiente.

2.4.2 Empresas que Utilizam a Logística Reversa


Diante da legislação criada no Brasil, muitas empresas tiveram que adotar a logística reversa como parte da sua cadeia de abastecimento, contudo já existiam empresas que antes do surgimento dessa lei já haviam aceitado esse novo pensamento e também o aplicaram recebendo muitos benefícios por essa utilização.
Como exemplos de empresas que utilizam a logística reversa estão:A natura que estuda o ciclo de vida de suas embalagens, e utiliza o refil que é uma ideia inovadora onde os clientes não necessitam comprar outro frasco do produto vendido, ao invés disso, eles compram o refil que é uma embalagem feita de plástico verde, produzida a partir do etanol extraídode uma fonte renovável que é a cana de açúcar e que reduz a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa e não altera a qualidade do produto e após comprar o refil o cliente só precisa colocar o produto dentro do frasco que já havia adquirido, além disso, o refil é menos danoso ao meio ambiente. A Natura se tornaa pioneira com essa ideia e se coloca na frente dos concorrentes ela também tem postos de coloca em vários estados do Brasil onde são recolhidas suas embalagens e levadas para a reciclagem e recolocadas no processo de produção e na utilização de matérias primas vindas das florestas brasileiras se comprometendo a proteger a flora.
A Coca Cola é outra empresa pioneira quando o assunto é logística reversa ela criou uma série de garrafas feitas a partir de fontes renováveis, além de criar projetos que tem como visão a participação da sociedade na contribuição para o meio ambiente e também na de catadores tendo postos de coletas de garrafas em várias partes do país e parcerias com empresas que fazem o manejo desses resíduos contribuindo para a geração de empregos.
A Coca Cola se preocupa muito com a forma que ela é vista por seus clientes por isso não mede esforços para manter a sua imagem bem relacionada. Nesse contexto pode-se citar o exemplo das suas latinhas que tinham e sua composição aço que é mais barato e também é obtido com mais facilidade, mas ela trocou a composição de suas latas para alumínio que é mais caro apenas por uma estratégia de marketing, pois os catadores de latinhas recebiam muito pouco com a reciclagem do aço e para eles não valia a pena perder o seu tempo catando essas latinhas e como consequência os lixões estavam ficando cheios de latinhas de coca cola trazendo um imagem negativa para a empresa por isso ela resolveu mudar para o alumínio para manter sua imagem como uma empresa que tem responsabilidade socioambiental.

3 HISTÓRIA DO MARKETING


O estudo de mercado passou a ser utilizado durante a revolução industrial com o surgimento de indústrias o foco naquela época era apenas o lucro e o cliente não tinham poder devido ao fato de quase não existir concorrência. Após a segunda guerra mundial com o crescimento das indústrias e consequentemente da concorrência foi necessário que se entendesse como lidar com os clientes e a criação de métodos para atrair a sua atenção.
O marketing passou a ser uma ferramenta para que as empresas se sobressaíssem dentre as outras e passou a ser analisado de forma mais cuidadosa se tornando fundamental para o sucesso de novas empresas e para a sobrevivência das antigas.
Para Kotler(2000) o marketing passou a existir como conceito a partir do século XX quando as empresas perceberam a importância do estabelecimento de relações de trocas satisfatórias tanto para os clientes quanto para os objetivos empresariais.
E desde então o conceito de marketing vem crescendo e abrangendo diversas áreas e proporcionando fidelização de clientes e um maior conhecimento sobre outros mercados e como lidar com eles através de estudos e experiências.

A história do marketing no Brasil é dividida em cinco gerações.

·         A primeira geração está entre as décadas de 50 e 60 onde ainda era uma ideia nova e como todas elas veio acompanhada do medo e da cautela e não teve grande desenvolvimento.
·         A segunda geração do marketing se passa na década de 70 devido ao crescimento de supermercados, hipermercados a consagração da televisão como uma importante ferramenta de comunicação e também a modernização das rádios exigindo das empresas uma maior organização.
·         A terceira geração se passa na década de 80 e se caracteriza pela pratica do estudo de mercado.
·         A quarta geração se passa na década de 90 e se caracteriza pelo aprimoramento de estratégias para obter a admiração dos consumidores e a consolidação das marcas.
·         A quinta geração se passa de 2000 em diante e é marcada pela utilização de novas tecnologias como o comercio eletrônico e a utilização de sites para a divulgação das empresas como uma estratégia para que elas estejam mais próximas de um público mais voltado para a era da informática e das respostas imediatas encontradas na internet.

3.1 CONCEITO DE MARKETING


Segundo Kotler e Keller (2007) o Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros.

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade. (CASAS, 2006)

Esses conceitos são fundamentais para esse tema, pois eles abordam a ideia central que mostra que as empresas obtêm o que desejam no caso clientes e consequentemente lucro criando novas ideias e mostrando que se importam com a sociedade fazendo uma espécie de “troca” utilizando a preservação do meio ambiente e recebendo prestigio por esses atos.
Uma das áreas de aplicação do marketing é a dos bens, pois eles movimentam a economia de um país onde o seu papel é mostrar que os consumidores necessitam daquele produto e a satisfação que ele terá ao adquiri-lo.   
A palavra marketing em sua tradução significa “mercado em ação”, ou seja, manter estratégias para movimentar o mercado e satisfazer as necessidades dos clientes com novas atitudes e escolhas.
E com o aumento da competitividade é necessário que as empresas busquem uma forma de atrair a atenção do cliente com inovações, produtos que superem as expectativas e que venham a ser desejados e também fazendo ações que beneficiem a sociedade para se sobressaírem entre todas as outras.
O marketing não é apenas propaganda ele é um processo bem mais elaborado que vai da análise de mercado até a correção de erros, ele não visa apenas a venda, mas também a satisfação de todos os envolvidos.

3.1.1 Marketing Social


Uma das denominações de marketing que está sendo estudada e utilizada frequentemente e sabiamente é o marketing social onde as empresas identificam um assunto importante entre o seu público alvo e programam ações para desenvolver esse tema, mudam seus comportamentos e atitudes de acordo com o conceito desse público para serem aceitos por ele.

Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing. (KOTLER E ROBERTO, 1992)


O marketing social tem grande importância para as empresas que o praticam, pois elas encontram uma forma de mostrar a sua responsabilidade com a sociedade escolhendo um determinado segmento uma ideia para pôr em pratica e chamar atenção de muitas pessoas sobre diversos aspectos se tornando líder dentre as outras e também trazendo benefícios a sociedade.

3.2.1.1 Empresas que Utilizamo Marketing Social 

Uma empresa que utiliza o Marketing social é a Avon que tem como o seu público alvo em sua maioria as mulheres devido ao fato de que em sua linha de produtos existem mais itens de interesse feminino e para atrair cada vez mais a atenção dessas pessoas ela lançou uma campanha em combate ao câncer de mama incentivando as mulheres a se prevenirem fazendo exames periódicos e dando informações sobre esse tema lançando também uma linha de produtos que faziam referência a essa campanha como camisetas e bolsas.
As mulheres que recebem esse apoio da Avon veem a empresa com grande admiração e respeito a considerando um exemplo entre as suas concorrentes trazendo para ela mais clientes desse mesmo público alvo acarretando benefícios aempresa e também a seus clientes se mostrando uma forte característica do marketing social.


4 A LOGÍSTICA REVERSA E O MARKETING 


            Como o tema já foi abordado ao longo de todo o trabalho a logística reversa e o marketing são assuntos que estão ligados de uma forma muito intima, pois a sua união com um olhar estratégico e empresarial pode trazer muito benefíciospara aqueles que os utilizam se transformando em um diferencial competitivo que é um fator muito importante no mundo globalizado e na atual realidade vivenciada no Brasil onde a sociedade exige das empresas responsabilidade socioambiental.
            Essa pesquisa foi feita com o intuito de compreender a relação entre esses dois temas, mostrar os meios utilizados pelas empresas para obter mais clientes e mais credibilidade e o olhar que o cliente tem em relação a mesma.


        Como é mostrado nesse gráfico da pesquisa a maior parte dos entrevistados não compraria produtos de uma empresa que não tem responsabilidade social e ambiental o que evidencia que as pessoas estão desenvolvendo um senso crítico cada vez maior em relação a meio ambiente e como as empresas estão lidando com ele na hora da produção, distribuição e no retorno desses materiais, pois a mal administração desses materiais traz consequências para a sociedade em geral.  


          Este outro gráfico traz algumas empresas que tem essa responsabilidade. Toda a empresa acima tem projetos sociais ou desenvolveram produtos que tragam um impacto menor ao meio ambiente.
            Nele é mostrado que ainda existem pessoas que não conhecem empresas que tem esses projetos, mas se comparado ao número de pessoas que conhecem vemos que é uma pequena parcela, e a empresa que é mais reconhecida entre todas é a Natura por diversos motivos. Um dos motivos da Natura ter sido a empresa mais conhecida está em seu nome, pois ele mostra com o que a empresa trabalha e que também se preocupa com o meio ambiente.
Para All e Trout(1993 p.15) É melhor ser o primeiro na mente do cliente que o primeiro no mercado.


       Neste gráfico é mostrado como o entrevistado tomou conhecimento que aquela empresa tinha essa responsabilidade, e vemos que a televisão foi o meio de comunicação mais citado nota-se também que ele é o meio de comunicação mais utilizado para que uma empresa divulgue os seus projetos, pois é muito difícil encontrar uma pessoa no Brasil que não tenha televisão em casa, e ela é uma das maiores fontes de entretenimento da família Brasileira e vendo isso as empresas investem alto em comerciais de TV como a Natura que está sempre divulgando seus projetos e produtos e a Coca Cola que mesmo sendo conhecida mundialmente não deixa de investir em comerciais.
A internet é outra forma de divulgação, ela vem crescendo gradativamente com a nova geração da tecnologia, poisela é um meio de comunicação muito importante para as empresas que querem estar em contato com esses clientes e estabelecer estratégias para chamar a sua atenção.
Segundo All e Trout(1993, p. 30), “Com o passar do tempo, todo mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes. ” 
            E por último não menos importante está o gráfico que tem um dos temas centrais dessa pesquisa que demonstra como a empresa que tem responsabilidade socioambiental é vista pelo consumidor.


           Nesse gráfico é evidenciado o olhar do cliente em relação à empresa e vemos que 45% dos entrevistados consideram que a empresa se preocupa com o bem-estar social e isso mostra que eles se sentem confortáveis em comprar o produto daquela empresa e como consequência divulgam essa empresa para os seus amigos.
        Nota-se também que eles consideram a empresa inovadora e isso desperta a sua curiosidade em saber quais serão as novas ideias que a empresa irá apresentar a eles.
De acordo com All e Trout (1993 p. 17)O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.

5 METODOLOGIA  

            A metodologia aplicada na pesquisa foi uma pesquisa de campo e também uma pesquisa bibliográfica por isso a pesquisa foi dividida em duas etapas.
A primeira etapa foi feita a partir de uma pesquisa bibliográfica através de pesquisa em livros, revistas e sites, para a obtenção de uma base teórica sobre temas abordados na pesquisa.

A pesquisa bibliográfica é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na delimitação do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citações e na apresentação de conclusões, por isso nem todos os alunos realizarão pesquisas de laboratório ou de campo, mas todos sem exceção deverão empreender pesquisas bibliográficas para realizar diversos tipos de trabalhos solicitados como monografias, resumos críticos e debates. (ANDRADE, 2010)

            A segunda etapa foi uma pesquisa de campo feita a partir da aplicação de um questionário pela internet através do Google Drive com pessoas de diferentes idades e de várias partes do Brasil.

Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou relações entre eles. (MARCONI 1990)

            A pesquisa teve como objetivo coletar informações sobre o conhecimento dos entrevistados sobre empresas que possuem responsabilidade socioambiental e a forma que eles viam essas empresas e trouxe elementos para confirmar a proposta principal do trabalho. Segundo Piazza (2011), É tendência a citação do meio ambiente e da responsabilidade social como a mais moderna forma de transmitir correção e dignidade humana. Muitas empresas utilizam-se dos termos para tentar buscar nova identidade de marca para competir em melhores condições que seus concorrentes diretos e abrir uma frente geradora de opinião favorável, que é a atenção e o cuidado no desenvolvimento social
            Com o desenvolvimento do pensamento crítico em muitas pessoas sobre o que acontece ao ambiente em que elas vivem se tornaram mais exigentes em relação as empresas e seus atos assim como a globalização que trouxe o aumento da competitividade, dessa forma as empresas se viram em uma batalha de atenção tendo que buscar formas de atrair os clientes e passar uma imagem positiva com o auxílio do marketing e da preocupação socioambiental.

Para que a pesquisa consiga atender seu propósito é necessário que a mesma tenha um bom planejamento de todas as suas atividades, dentre elas: a definição do objetivo da pesquisa, o estabelecimento das questões e (ou) hipóteses, dados, variáveis e indicadores da pesquisa, quais foram às fontes de dados e a metodologia da pesquisa (MATTAR, 2005).

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 


            Na atual realidade vivenciada no Brasil nota-se o aumento da preocupação com o meio ambiente, pois é muito difícil encontrar uma pessoa que não saiba os malefícios que a má preservação traz.
            Através dessa pesquisa pôde-se notar que essa preocupação realmente existia e que por essa razão as pessoas estão mais exigentes. O aumento da competitividade também é um dos fatores que influenciaram as empresas a tomarem decisões e criarem estratégias para unir a logística reversa e o marketing para aprimorar a sua marca e se tornar uma das melhores em seu ramo de atuação.
            Verificou-se através dessa pesquisa que união desses dois assuntos só traz benefícios a todos os envolvidos no processo, tanto ao meio ambiente que terá uma redução de resíduos que demorariam décadas para se decomporem e que agora darão lugar a espaços preservados, a sociedade que não sofrerá com a degradação do meio ambiente e ganhara com a diminuição do lixo a céu aberto que trazem riscos a saúde humana, e também as empresas que ao tomarem essa atitude receberão prestigio ganhando admiradores podendo se tornar líderes de mercado como é o caso da Coca-Cola e da Natura.
Por ser uma ideia nova a ser implantada no Brasil e por ter um custo mais elevado e exigir um maior conhecimento e dedicação as empresas sentem receio em adotar a Logística reversa esses são alguns motivos para que elas não a agreguem a sua cadeia de abastecimento, mas se ela for usada com um olhar estratégico ela virá a somar com as coisas que trazem valor a empresa por ser inovadora e que está voltada para o bem-estar socioambiental como já foi retratado e comprovado ao longo da pesquisa.
            No mundo corporativo onde todos os processos devem ser integrados é importante que se tenham estratégias que visem o bem de todos para que no fim se obtenha o lucro e a satisfação dos Stakeholders.

REFERÊNCIAS



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