quarta-feira, 24 de abril de 2013

Calculo de Frete para Modal Rodoviário





Sabe-se que a atividade de tranporte é de vital importância para uma operação logística efetiva (eficaz e eficiente), e que esta responde por 2/3 dos custos logísticos para o Transportador, por isso que este tema é interessante, uma vez que é através da cobrança do frete que o transportador irá obter as receitas financeiras para se manter no mercado, no entanto algumas questões devem ser observadas, o frete não pode ser cobrado de maneira arbitrária, deve estar baseado em duas grandezas fundamentais para o uso adequado das capacidades de carga (peso) e espaço (volume) que o veículo dispõe, otimizando assim a atividade de Transporte.
Se você já mandou algo pelos correios por exemplo, deve ter reparado que o atendente, pesa a carga e após afere suas medidas de largura, altura e comprimento, Quer saber o porque disso? é o seguinte algumas cargas são muito grandes, volumosas, como por exemplo Isopor, no entanto possui pouca densidade, ou seja são leves, neste caso não seria prudente fazer este transporte uma vez que como ela tem pouco peso, o frete seria muito pequeno, isso quer dizer que não se pode transportar isopor, algodão, ou outras cargas que ocupam muito espaço mais tem pouco peso? Claro que não, como vimos o peso não é a única grandeza relevante para formação do preço do Frete, nesse caso vamos levar em conta as dimensões. Este processo é chamado de Cubagem, é bem semelhante ao processo de calculo de volume de um cubo ou paralelepipedo, para relembrar V= L x H x C, A diferença que iremos acrescentar a esta equação o fator 300, que é denominado fator de cubagem Rodoviária, talvez você esteja se perguntando, porque diabos 300?????

Vamos lá, dada a variedade de veículos de transporte de cargas existentes, se fez necessário padronizar a forma de calcular o frente, caso contrario teriamos varios fatores de cubagem diferentes, então convencionou-se que este fator padrão seria o 300, a partir da seguinte relação:


Foi escolhido como veículo padrão, o veículo articulado composto por uma cavalo mecânico + semi-reboque de 3 eixos, cuja capacidade de carga é de 27000kg, e a capacidade volumétrica é de 90m³.

Quando relacionamos estas duas grandezas: 27000kg/90m³=300kg/m³, ou seja para que um veículo de carga esteja sendo bem utilizado deveria estar com cada métro cubico de espaço ocupado por 300kg.

Vejamos na pratica:


1. Uma Transportadora precisa expedir uma carga de Recife para Maceió, a carga tem 120kg, e dimensões de ( 0,5 x 0,4 x 0,6) "m", e esta transportadora cobra uma taxa de R$ 0,80/kg. qual será o valor do frete?


1º passo - A questão nos oferece o que chamamos de peso real, que neste caso é de 120kg, no entanto é necessário que sempre seja observado a relação peso x volume, que vamos chamar de peso cubado, 

2º passo - Para descobrir o peso cubado devemos pegar as dimensões  e acrescentar a esta multiplicação o fator 300.

0,5 x 0,4 x 0,6 x 300= 36kg


3º passo - A taxa de cobrança será sempre aplicada aquele "peso" que oferecer maior receita:


0,80 x 36 = R$28,80

0,80 x 120 = R$ 96,00

Neste caso o peso que irá render uma receita maior é o peso real 120kg.



Até a proxima...


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